Pesquisar
Close this search box.

O que é a ambliopia? Existe olho preguiçoso?

Escrito por Júlia Rossetto
Tempo de Leitura: 20 minutos
ambliopia

Índice

A ambliopia é popularmente conhecida como olho preguiçoso. Então sim, existe um olho preguiçoso! A ambliopia acontece quando um ou os dois olhos têm uma redução da visão. E pode ocorrer mesmo na ausência de alterações nas estruturas responsáveis pela visão.

A ambliopia acontece, pois há um desenvolvimento anormal da visão durante a infância. O que ocorre é que as vias que deveriam transmitir o sinal entre os olhos e o cérebro não são adequadamente estimuladas no momento oportuno. Desta forma, o cérebro fica exposto apenas a imagens borradas e pode tornar-se incapaz de ver nítido.

ATENÇÃO! A ambliopia é a principal causa de perda de visão entre as crianças e pode acontecer em um ou em ambos os olhos.

Como a visão se desenvolve?

O desenvolvimento da visão começa dentro do útero e, à medida que a criança cresce, a visão se aprimora a depender de experiências visuais e do amadurecimento neurológico.

Os principais avanços no desenvolvimento da visão ocorrem nos primeiros anos de vida. Nessa fase, a criança começa a ter noção de profundidade, maior noção de espaço e ver cada vez com maior nitidez.

Para enxergar bem, é imprescindível que os olhos estejam orientados para o mesmo ponto de fixação (alinhados) e que produzam imagens nítidas. O cérebro, então, combina as imagens vistas pelos dois olhos e as interpretam como uma só.

Para mais detalhes sobre como a criança enxerga, veja nosso post.

O que causa a ambliopia?

A ambliopia é tradicionalmente dividida em três tipos: ambliopia por ametropia, ambliopia por estrabismo e ambliopia por privação. Veja a seguir do que se trata cada um destes tipos.

– Ambliopia por ametropia ou por anisometropia: acontece quando há presença de um grau que exige o uso de óculos e que, por diferentes razões, não foi usado pela criança durante o processo de desenvolvimento visual. É a causa mais comum de ambliopia.

A ambliopia pode acontecer também quando existe uma diferença no grau dos óculos entre os olhos de uma criança (ambliopia anisometrópica). O cérebro aprende a ver bem pelo olho que tem grau menor e vê borrado com o olho que tem grau maior.

–  Ambliopia por estrabismo: ocorre quando um dos olhos está desalinhado (vesgo). Nestes casos, o olho que não fixa, ou seja, o olho que está torto, não desenvolve visão adequada.

Para mais detalhes sobre estrabismo na infância, veja nosso post.

– Ambliopia por privação: acontece quando há um obstáculo impedindo o desenvolvimento visual. Alterações que podem causar este tipo de ambliopia incluem a pálpebra caída (ptose palpebral), a catarata ou uma cicatriz da córnea.

Obs: Os fatores citados ,que causam a ambliopia, podem coexistir.

Como enxerga a pessoa com ambliopia?

A percepção visual das pessoas com ambliopia é variável, já que há pessoas com ambliopia em um olho apenas e outras em ambos os olhos. Além disso, há ambliopias leves, nas quais a diferença entre os olhos é pequena e outras graves, nas quais a diferença é enorme.

É comum que pessoas com ambliopia tenham visão embaçada no olho acometido e sejam incapazes de ver detalhes ou mesmo ler ao fechar o olho de melhor visão.

É também frequente que pessoas com ambliopia não tenham senso de profundidade (visão 3D). Isso pode levar a pessoa a ter dificuldade de colocar água em um copo sem derramar, de enfiar uma linha em uma agulha, ou de subir degraus ou andar em terrenos acidentados sem tropeçar.

Como perceber se meu filho(a) tem ambliopia?

É aqui que está o problema da ambliopia. Ela é muitas vezes imperceptível! As crianças muitas vezes não percebem a baixa visual, já que estão habituadas apenas àquela experiência visual. Ou ainda não sabem expressar a maneira como enxergam.

Outro agravante é que, na maioria das vezes, os olhos têm aparência normal mesmo na presença de baixa visual severa. Desta forma, pais, pediatras e cuidadores podem não suspeitar que haja um problema.

Por esses motivos, a ambliopia em crianças pode não ser descoberta até que a criança faça um exame oftalmológico ou teste de visão.

No entanto, algumas crianças podem dizer que não conseguem ver com nitidez com o olho acometido ou que não conseguem ver 3D (podem não se interessar por filmes ou brincadeiras com 3D). Você talvez possa perceber que a criança esbarra com frequência, derruba água fora do copo, tem dificuldade de encaixar objetos, de subir degraus ou andar em terrenos acidentados.

O que devo fazer para saber se meu filho(a) tem ambliopia?

Um teste de visão com cada olho separado, pode identificar uma dificuldade de enxergar, porém apenas um exame oftalmológico completo poderá identificar a causa da dificuldade e apontar o tratamento recomendado.

Para saber mais detalhes sobre a consulta oftalmológica na criança, acesse nosso post.

A ambliopia piora com a idade ou passar do tempo?

Sim, a ambliopia pode se agravar com o passar do tempo se não for tratada.

Durante o desenvolvimento visual na infância, a visão vai se tornando cada vez mais aprimorada, em cores, profundidade e nitidez. O que ocorre com a ambliopia, é que o olho acometido fica estagnado em um ponto deste desenvolvimento pela falta de experiência visual nítida e simétrica com o olho de melhor visão.

Portanto, se não tratada oportunamente, a diferença de visão entre os olhos vai aumentando e a ambliopia vai caminhando de leve para severa. Mas tudo depende da idade de início da ambliopia e da sua causa. Quanto mais cedo ela ocorrer e quanto maior for o impedimento da visão, maior será a ambliopia.

Por exemplo, uma catarata presente ao nascimento em um dos olhos, causa uma ambliopia mais severa do que uma diferença de grau entre os olhos recentes, em uma criança de 4 anos.

Quando a ambliopia deve ser tratada? Tem um prazo limite para o tratamento da ambliopia?

A ambliopia deve ser tratada o quanto antes! Portanto, são necessários exames de rotina para identificar o problema e para que seja iniciado o tratamento oportunamente. O desenvolvimento visual principal acontece até por volta dos 7-8 anos de idade e sua fase mais importante acontece na primeira infância. Então, quanto antes a criança for examinada, maior será a chance de tratar a ambliopia com recuperação da visão.

Alguns casos, como a catarata congênita, precisam de tratamento urgente, nos primeiros meses de vida.

Quando devo levar meu filho(a) ao oftalmologista?

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBOP) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), todas as crianças saudáveis, sem qualquer alteração perceptível nos olhos devem ir ao oftalmologista entre 6 a 12 meses de idade e entre 3 e 5 anos de idade (preferivelmente aos 3 anos de idade).

ATENÇÃO: Crianças com alterações aparentes nos olhos, que parecem não enxergar bem, que tenham sido prematuros extremos, que tenham outras doenças ou parentes com doenças nos olhos devem ser avaliados o quanto antes! Para mais detalhes, acesse nosso post.

A ambliopia pode ser tratada em jovens e adultos?

Existem estudos recentes com tratamento de ambliopia em jovens e adultos. Já foram demonstradas algumas melhorias na visão com tratamento em jovens de até 14 anos, porém são pequenas. O ideal para o sucesso do tratamento é, de fato, o início mais precoce possível.

Como é o tratamento da ambliopia?

O tratamento da ambliopia varia de acordo com a sua causa. Como a presença de grau é a causa mais comum, muitas vezes, o uso de óculos é o primeiro tratamento da ambliopia. Caso não haja melhora da acuidade visual nestes casos, após o uso dos óculos, inicia-se também o uso do tampão no olho de melhor visão. O objetivo do tampão é eliminar a concorrência de estímulos no cérebro e dar oportunidade para o olho preguiçoso desenvolver sua visão.

Uma alternativa ao tampão pode ser o uso de colírio de atropina no olho de melhor visão. A atropina desfoca o olho bom e permite o estímulo visual do olho amblíope. Mas ela só está indicada em determinadas condições.

Nos casos associados a estrabismo, pode-se tanto tratar a ambliopia antes do tratamento do estrabismo, como depois. Em ambos os casos, o tratamento da ambliopia pode ser necessário mesmo após a correção do desvio. Para saber mais sobre o tratamento do estrabismo na criança, acesse nosso post.

Nos casos da ambliopia por privação, é necessário o tratamento do fator causador com urgência sempre que possível. Seja com cirurgia de catarata, cirurgia de ptose palpebral ou outras. E, na sequência, frequentemente será necessário também o uso de óculos e tampão para o tratamento da ambliopia.

Quando o tampão deve ser usado para o tratamento da ambliopia?

O uso de tampão (oclusor) deve ser recomendado apenas após uma avaliação oftalmológica completa, para que sejam identificados todos os problemas presentes e que seja proposto o tratamento de acordo com as prioridades de cada caso.

Uma vez prescrito o uso do tampão, ele deve ser usado na presença dos óculos, quando estes forem indicados, para estimular o desenvolvimento visual no olho amblíope. O tempo de uso vai depender da causa e da intensidade da ambliopia e geralmente varia de 1 a 6 horas diárias.

Quanto tempo leva o tratamento da ambliopia?

Esta é uma pergunta que dificilmente tratamos, mas que é fundamental. O tratamento da ambliopia muitas vezes é longo e a melhora, muitas vezes é lenta. Mais uma vez, tudo depende da causa e da intensidade da ambliopia, mas o tratamento costuma durar meses a anos. É fundamental respeitar as recomendações e comparecer às consultas para que o tratamento tenha a melhor resposta possível. Nas consultas, o oftalmologista vai verificar como o está o desenvolvimento da visão.

O que acontece se a ambliopia não for tratada?

A porção visual do cérebro está em desenvolvimento na criança e elimina a imagem de um dos olhos quando elas são díspares. Assim, a visão de um olho amblíope não se desenvolve normalmente. Esta perda visual se torna irreversível se não for tratada logo. Ou seja, se a ambliopia não for tratada até por volta dos 7-8 anos, a criança pode nunca ver nítido aquele olho, mesmo após todos os tratamentos disponíveis.

Outra consequência é a perda da visão de profundidade (visão 3D), que exige a combinação das imagens nítidas de ambos os olhos para acontecer. Isso pode fazer com que a criança tenha dificuldade em executar certas tarefas, como colocar água em um copo, ou que tropece ou esbarre mais nas coisas.

Desconfie, principalmente dos autointitulados grandes pesquisadores e procure no site Pumed se realmente há produção científica do profissional da saúde compatível com tal denominação.

Dicas sobre o tampão para os pais

Como fazer a criança usar o tampão?

Apesar de parecer simples, o uso do tampão não costuma ser fácil! Isso acontece porque o olho bom será tampado, o que pode ser desconfortável para a criança que está acostumada a ver justamente por este olho.

É preciso muito esforço, persistência e apoio dos pais, cuidadores e escola. Quanto mais jovem a criança, melhor o estímulo para melhorar a visão; portanto, os pais devem ser persistentes e encorajadores. E lembre-se só você sabe discernir como o uso do tampão é importante para a criança e como trará benefícios para ela no futuro.

Dicas:

  • Tente tornar o uso do tampão um momento prazeroso e uma parte consistente da rotina diária.
  • Na hora do tampão, faça uma brincadeira que a criança goste, ofereça um brinquedo ou desenho favorito apenas se ela mantiver o tampão.
  • Use um tampão ou coloque num irmão ou amigo para a criança se sentir incluída.
  • Compre oclusores coloridos ou cole adesivos no tampão.
  • Faça uma colagem com os tampões já usados para formar um desenho ou caminho para chegar numa recompensa ao final de um período.

O que fazer se o adesivo do tampão machucar a pele da criança? 

– Experimente colar o adesivo em alguma superfície (pode ser no seu próprio braço) para tirar o excesso de cola antes de colocá-lo na criança.

– Hidrate a pele no local após a remoção do tampão com cremes adequados para crianças.

– Tente outras marcas de oclusor.

– Se seu filho(a) usa óculos, tente os oclusores que são adaptados nos óculos. Mas cuidado para ele(a) não espiar por cima dos óculos.

Qual o melhor tipo de tampão para o tratamento da ambliopia? 

O tampão com adesivo é o melhor, pois ele fecha completamente o olho e impede que a criança espie pelo olho de melhor visão. O adesivo deve ser grande o suficiente para cobrir completamente o olho da criança.

Onde comprar oclusor (tampão) para crianças?

Os oclusores adesivos são vendidos em farmácias. É interessante procurar os oclusores com cores ou desenhos ou customizá-los junto com a criança para facilitar que elas os usem!

Devo usar os óculos quando estiver com o tampão?

Sempre! Para o estímulo da visão, é imprescindível que a imagem vista seja a mais nítida possível. Portanto, crianças que usam óculos, devem colar o oclusor direto na pele e colocar os óculos por cima. Os óculos devem se encaixar bem no rosto e ser de material adequado para crianças. Para saber mais sobre óculos para crianças, acesse nosso post.

Compartilhamento social

 
Categorias

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta