Pesquisar
Close this search box.

10 Dúvidas sobre alterações nas pálpebras

Escrito por Júlia Rossetto
Tempo de Leitura: 12 minutos

Índice

Como aliviar a dor na pálpebra?

“Quando fecho meu olho, a parte de cima dói!”

Essa é uma queixa muito comum e está relacionada ao terçol.

Muitas vezes, há uma sensação de dor ao piscar, mesmo antes de aparecer qualquer alteração. Depois aparece uma vermelhidão, inchaço e pode aparecer um ponto de pus.

Para aliviar, faça compressas mornas sobre as pálpebras e a massageie com a ponta do dedo. A massagem deve ter uma leve pressão e ser direcionada da base da pálpebra em direção aos cílios. Ou seja, de cima para baixo, caso o terçol esteja na pálpebra superior.

Quanto tempo devo tratar um terçol?

O terçol geralmente se resolve em até uma semana, depois que seu conteúdo vaza ou o inchaço desaparece. Caso ele persista após este período, pode ser necessário tratamento com pomada, prescrita por um médico.

Caso se forme um carocinho (calázio) pode ser necessária a retirada com cirurgia.

Calazio
Paciente com calazio nas pálpebras superiores e inferiores.

O que fazer para diminuir inchaço na pálpebra?

O inchaço na pálpebra pode ter inúmeras causas, então é sempre bom procurar um oftalmologista, principalmente se houver dor, febre ou se os olhos ficam fechados pelo inchaço.

Caso haja uma infecção, será necessário tratamento com antibiótico. Nas crianças, pode ser necessária internação no hospital para o tratamento, a depender da idade da criança e da gravidade do caso.

Paciente com celulite palpebral (pré-septal) à direita.

Caso seja associado a um quadro de alergia, com sintoma de coceira importante, é importante evitar coçar os olhos, fazer compressas geladas e usar medicação antialérgica nos casos mais severos.

O inchaço palpebral matinal pode ocorrer por excesso de bolsas de gordura. Este excesso pode ser removido com cirurgia, mesmo sem fazer corte na pele (blefaroplastia transconjuntival).

O que causa inflamação na pálpebra?

A inflamação mais comum das pálpebras é a blefarite. Seus sinais são a presença de discretas crostas na base dos cílios que podem causar coceira, desconforto e vermelhidão nos olhos. Seu tratamento é contínuo, com limpeza dos cílios com shampoo neutro e uso de lubrificantes oculares.

Nos casos mais severos, pode ser necessário tratamento com luz pulsada ou antibiótico.

Existe tumor na pálpebra?

Sim, existem tumores nas pálpebras de diversos tipos.

Os tumores benignos mais comuns parecem verrugas, têm crescimento lento e geralmente não mudam de cor, como por exemplo, o papiloma.

Papiloma
Paciente com papilomas no olho direito.

Os tumores malignos são menos frequentes, crescem mais rápido, podem mudar de cor e alterar as estruturas das pálpebras, como por exemplo, tornar a pele retorcida ou destruir os cílios.

Sempre que você apresentar uma lesão nas pálpebras, procure um oftalmologista especialista em plástica ocular para lhe examinar e lhe orientar sobre o melhor tratamento.

O que pode ser uma mancha avermelhada na pálpebra do meu bebê?

As manchas avermelhadas ou até arroxeadas nas pálpebras das crianças são, mais comumente, hemangiomas. Eles são lesões benignas, formadas pelo crescimento anormal de vasos sanguíneos. Geralmente, essas lesões aumentam nos primeiros meses e tendem a regredir mesmo sem tratamento nos primeiros anos de vida.

Para saber mais detalhes sobre a consulta oftalmológica na criança, acesse nosso post.

Mas atenção, se a mancha fizer a pálpebra do seu filho fechar e tampar o olho é muito importante procurar um oftalmologista com urgência. Pois se o hemangioma causar grau (astigmatismo), ou atrapalhar a visão (ambliopia) ele deverá ser tratado. O tratamento pode ser desde colírio, medicação oral (betabloqueador) ou, mais raramente, cirurgia.

Hemangioma
Paciente com hemangioma na pálpebra superior direita com obstrução da visão.

Meu filho tomou uma mordida de cachorro no rosto e cortou a pálpebra. O que devo fazer?

Após uma mordida de cachorro é sempre bom saber se o cachorro é bem cuidado e vacinado e se a criança está com a vacinação em dia. É importante ir ao oftalmologista com urgência para avaliar se houve lesão no olho e nas vias lacrimais, que ficam no canto próximo ao nariz. Após toda esta avaliação o corte deverá ser fechado com pontos.

O que pode ser um inchaço no canto do olho próximo ao nariz?

Um inchaço no canto do olho próximo ao nariz, pode ser uma inflamação da via lacrimal (dacriocistite). Geralmente, há lacrimejamento associado de longa data e uma infecção pelo acúmulo de lágrima no saco lacrimal.

Procure um oftalmologista, pois pode ser necessário tratamento com antibiótico e cirurgia.

Dacriocistite
Paciente com inflamação da via lacrimal (dacriocistite) à direita.

Meu filho tem um olho fechadinho, o que devo fazer?

Se a ptose palpebral causar obstrução da visão, ambliopia, ou uma posição de cabeça (elevação do queixo) muito evidente, a cirurgia deve ser feita precocemente. Caso haja desenvolvimento visual normal nos dois olhos, a cirurgia pode ser feita um pouco mais tarde, ao redor dos 3-4 anos. Nesta idade, o contexto social da criança passa a ser mais relevante e é importante tentar evitar que ela sofra as consequências do bullying. Para saber mais, acesse nosso post.

Ptose
Paciente com ptose palpebral à esquerda.

Meu olho está saltando para fora e minha pálpebra está levantada, o que pode ser?

A retração palpebral é o principal sinal da doença de Graves (hipertireoidismo) nos olhos. O olho saltado para fora (proptose) também é um sinal comum. Outros sintomas do hipertireoidismo são perda de peso, sudorese e aceleração dos batimentos do coração.

Caso tenha estes sinais e sintomas, procure um endocrinologista e um oftalmologista para passar por uma avaliação e identificar o seu problema.

retração palpebral
Paciente com retração palpebral superior bilateral secundária a doença de Graves.

Compartilhamento social

 
Categorias

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta