Plástica Ocular

O que é a Plástica Ocular?

A Plástica Ocular é uma especialização da Oftalmologia que lida com a estética ocular e redução do envelhecimento palpebral. Os procedimentos mais comuns são as cirurgias reconstrutoras e a blefaroplastia, eles têm como objetivo a recuperação da função palpebral, orbitária e do sistema lacrimal.

Principais procedimentos realizados pela Plástica Ocular

Blefaroplastia:  É uma plástica ocular que retira o excesso de pele na região das pálpebras. Este excesso geralmente traz uma aparência envelhecida e de constante cansaço para o paciente. A retirada da pele leva a um rejuvenescimento e pode até mesmo melhorar a qualidade da visão do paciente.

Correção do entrópio: o entrópio é um problema que atinge as pálpebras, causado pela inversão da margem das pálpebras. Esta inversão, leva ao contato dos cílios com o globo ocular, acarretando em desconforto ocular, sensação de corpo estranho e até mesmo lesão na superfície do olho. A cirurgia corrige a posição da pálpebra, impedindo que os cílios toquem os olhos.

Correção do ectrópio: O ectrópio é causado pela eversão da pálpebra, que passa a distanciar-se do globo ocular, muitas vezes expondo a conjuntiva (tecido vermelho que reveste a porção interna da pálpebra) e causando lesão da superfície ocular. Ele pode ser causado pelo relaxamento do tecido relacionado com a idade, alterações locais pós-infecção, alterações pós-traumáticas ou cicatriciais. A cirurgia corrige a posição da pálpebra e garante a saúde ocular.

Correção da obstrução lacrimal: a via lacrimal pode se obstruir em qualquer idade. Esta obstrução leva ao lacrimejamento constante e também a infecções locais (dacriocistite). Há tratamento para obstrução em qualquer idade, desde bebês (sondagem e entubação das vias lacrimais) até adultos (dacriocistorrinostomia).

O que constitui a cirurgia ?

Cada alteração nas pálpebras ou vias lacrimais requer um procedimento específico dedicado a corrigir o problema e manter a saúde dos olhos e das estruturas que o cercam. A maioria das cirurgias são realizadas sob anestesia local com sedação, sem a necessidade de internação hospitalar, o paciente tem alta após a recuperação no mesmo dia. O pós-operatório não costuma exigir grandes restrições e as cicatrizes são pouco evidentes.