Escrito por Victor Roisman

Adaptação livre baseada em  texto publicado no site da Academia Americana de Oftalmologia em 01/04/2021, Autor David Turbert.

A úlcera de córnea (também conhecida como ceratite), é uma ferida aberta na córnea. A córnea cobre a íris e a pupila de forma muito semelhante ao vidro do relógio em relação aos seus ponteiros, formando uma camada translúcida à frente do restante. Sua função é servir como lente para que a imagem do mundo externo seja focada de forma adequada na retina. Geralmente, a úlcera de córnea resulta de uma infecção, porém olho seco severo e outras desordens oculares também podem ser responsáveis por esta alteração.

Sintomas de uma úlcera de córnea

Sintomas de úlceras de córnea incluem:

• Hiperemia (vermelhidão) dos olhos
  • Dor severa
  • Sensação de que há algo dentro do olho
  • Lacrimejamento
  • Secreção purulenta
  • Visão borrada
  • Sensibilidade à claridade (fotofobia)
  • Edema das pálpebras
  • Um ponto branco sobre a córnea que eventualmente pode ser visto se olharmos no espelho

VEJA O SEU OFTALMOLOGISTA IMEDIATAMENTE se você acredita que esteja com uma úlcera de córnea ou se algum sintoma ocular lhe preocupa. Úlceras de córnea podem causar danos severos e permanentes que podem inclusive levar à cegueira se não forem tratados.

Quem está sob risco de ter uma úlcera de córnea?

Pessoas que estão sob risco de apresentar úlcera de córnea incluem:

• Usuários de lente de contato
  • Indivíduos que estão ou tiveram infecção por herpes simples, catapora ou herpes zoster
  • Usuários de colírios de corticosteróides
  • Portadores de olho seco severo
  • Indivíduos com alterações palpebrais que impeçam o seu adequado funcionamento e oclusão.
  • Pessoas que sofreram traumas ou queimadura no olho

Se você é usuário de lentes de contato, lembre-se que o manuseio, limpeza e preservação adequados são os principais cuidados e a chave para que o risco de úlcera seja reduzido.

Causas de úlcera de córnea

Muitas causas de úlcera de córnea são evitáveis. Use equipamento de proteção individual (EPI) quando estiver fazendo qualquer atividade de trabalho ou lazer que possa levar a trauma ocular. Se você usa lente de contato, é essencial que todos os cuidados de manuseio e preservação sejam obedecidos.

As úlceras de córnea geralmente são causadas pelos seguintes agentes:

Infecções bacterianas

Estas são comuns nos usuários de lente de contato, principalmente naqueles que usam lente de uso prolongado: quanto maior o tempo para o descarte da lente, maior o risco.

Infecções virais

O vírus do herpes simples pode causar crises recorrentes. O gatilho para estas crises é o enfraquecimento do sistema imunológico, seja por uma infecção sistêmica, uso de medicação ou stress e desgaste físico. Em adição, o vírus Varicela, que causa a catapora e o Zoster, também pode causar úlcera de córnea.

Infecção fúngica

Uso inapropriado de lente de contato ou de colírio contendo corticoide pode levar a infecção fúngica. Além disso, trauma ocular com agentes de origem vegetal é também um grande fator de risco.

Para saber mais detalhes sobre a consulta oftalmológica na criança, acesse nosso post.

Infecção por parasitas (ex: Acanthameba)

Acanthameba é uma espécie de ameba. Trata-se de um ser vivo composto por uma única célula, que vive na água fresca e no solo. Uma vez que penetra no tecido, é capaz de causar grave infecção em córneas de humanos. O uso de água corrente diretamente nos olhos, na manipulação da lente de contato ou na higiene do seu estojo são os grandes fatores de risco para esta infecção.

Abrasões ou queimaduras de córnea

Arranhões, abrasões ou cortes na córnea podem ser infectados por bactérias originando úlcera de córnea. Essas lesões podem acontecer após trauma com a unha, pela borda de folha de papéis, escovas de maquiagem e galhos de árvore. Queimaduras podem acontecer após contato com diversas substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho ou domiciliar.

Síndrome do olho seco

A síndrome do olho seco grave deve ser objeto de constante acompanhamento do oftalmologista, podendo levar a diversas complicações, dentre elas a úlcera de córnea.

Paralisia de Bell e outras desordens que prejudiquem o adequado funcionamento das pálpebras. Se as pálpebras não funcionarem de forma adequada prejudicando que os olhos se fechem completamente, a córnea pode ressecar, propiciando surgimento de uma úlcera de córnea.

Diagnóstico de úlcera de córnea

O exame na lâmpada de fenda, associado ao uso de colírio de Fluorosceína vai evidenciar a extensão do dano da úlcera.

Se a infecção fizer parte das hipóteses diagnósticas, deve ser coletada amostra para realização de exame direto no microscópio e cultura para pesquisar a resposta a antibióticos. Este procedimento será extremamente útil na determinação do melhor tratamento para a infecção.

Tratamento da úlcera de córnea

Antibióticos, antifúngicos e antivirais na forma de colírio ou pomada geralmente são o tratamento de escolha. Algumas vezes, pode ser prescrito tratamento oral  ou ainda ser realizada injeção de medicação próxima à úlcera.

O uso de colírio de corticóide é controverso para o tratamento de úlcera e só deve ser usado após importante melhora ou resolução da infecção, com o objetivo de diminuir a cicatriz que se forma nestas situações. Este uso deve ser feito sob frequente supervisão do oftalmologista, uma vez que o corticóide pode piorar drasticamente o quadro em caso de infecção ativa.  Medicações orais para dor são comumente usadas também.

Se os sintomas mudarem de forma abrupta ou piorarem durante o tratamento, o oftalmologista deve ser avisado imediatamente.

Sintomas de alerta incluem:

• Dor e vermelhidão dos olhos
  • Lacrimejamento e saída de secreção dos olhos
  • Turvação visual

Tratamento cirúrgico: O transplante de córnea pode substituir a córnea acometida por outra córnea saudável de um doador e restaurar a visão. Esta cirurgia pode ser feita em dois momentos distintos:

1. Diante de quadros graves, cuja resposta ao tratamento esteja inadequada, se houver iminência ou perfuração de córnea, está indicada a realização do transplante com urgência.
  2. Após a resolução da infecção e tratamento com medicação, cicatrizes (leucomas) importantes podem permanecer e prejudicar a visão. Nestas situações, caso o laser não seja uma boa opção, o transplante também está indicado.

Notou algum sintoma citado acima? Agende uma consulta na Clínica Roisman e conte com a excelência de nossa equipe para tratar qualquer problema com segurança e eficiência.