Pesquisar
Close this search box.
Escrito por Júlia Rossetto
Tempo de Leitura: 20 minutes

Uso de óculos na Infância: verdades, mitos e dicas!

Índice

A necessidade do uso de óculos na infância é maior do que se pensa. Até 15% das crianças com menos de 12 anos de idade podem ter graus significativos, que levam à baixa visual.

E, em se tratando de crianças, há dois pontos que devemos considerar:

– As crianças muitas vezes não sabem reconhecer a dificuldade visual e, por isso, não reclamam para os pais.

– O sistema visual está em formação na criança e uma imagem borrada (pela ausência dos óculos) pode levar a uma deficiência visual irreversível se não foi corrigida a tempo.

Qual a idade que se deve começar a usar óculos?

Não há uma idade definida para o início do uso dos óculos. Essa necessidade vai ser determinada pela magnitude do grau e também pela idade da criança (estágio do desenvolvimento visual). Por exemplo, antes de um ano de idade já pode ser necessário o uso de óculos, mas apenas nos bebês com graus altos, tais quais graus acima de 5,00 de miopia ou 6,00 de hipermetropia.

Como os pais podem ajudar uma criança que precisa usar óculos?

É fundamental que os pais reconheçam que o uso dos óculos proporciona uma vantagem para a percepção visual e para o desenvolvimento global da criança. Os óculos devem ser encarados como uma solução fácil e bem-vinda para resolver uma dificuldade da criança.

Se os pais lidam de uma forma negativa e fazem afirmações como: “Não acredito que ele precisará de óculos!” ou “Coitada, ela terá que usar óculos já nesta idade?”, é comum a criança se sentir insegura. Isto a faz se sentir em desvantagem e incapaz para lidar com eventuais preconceitos que ela possa encontrar no seu caminho.

É importante que os pais apoiem e estimulem o uso dos óculos. Isto pode ser feito apresentando os óculos de maneira divertida e positiva. Levar a criança para escolher os óculos e fazê-la sentir-se especial por usá-los pode ser um bom ponto de partida.

Usar os óculos faz o grau diminuir?

Mito! O grau da criança pode diminuir independentemente do uso dos óculos.

Não usar os óculos faz o grau aumentar?

Mito! Da mesma forma, o grau pode aumentar mesmo usando os óculos.

Se uma criança, que precisa de óculos para ver nítido, não o usar até os 7 anos de idade, ela pode ter uma deficiência visual permanente?

Verdade! A isto damos o nome de ambliopia (olho preguiçoso). Se uma criança com grau significativo, não usar óculos até por volta dos 7 anos, seu cérebro não aprende a ver nítido e, mais tarde, mesmo com os óculos, a criança não conseguirá ter boa visão.

Crianças devem usar óculos com filtros de luz azul para proteger os olhos ao usar eletrônicos?

Mito! A luz azul dos computadores não causa doenças nos olhos. É verdade que a superexposição à luz azul e aos raios ultravioleta do sol podem aumentar o risco de doenças oculares, mas a pequena quantidade de luz azul proveniente de telas de computador nunca foi comprovadamente causadora de qualquer dano aos nossos olhos.

A luz dos eletrônicos pode alterar qualidade do sono, porém, pode ser melhorada mesmo sem óculos especiais, basta diminuir o tempo de tela à noite e definir os dispositivos para o modo noturno.

O cansaço visual digital não está relacionado à exposição à luz azul, mas ao modo como usamos nossos dispositivos digitais. Para ver como reduzir este cansaço, veja nosso post.

Dicas sobre a escolha só óculos para crianças

Como escolher os óculos?

Para uma adaptação boa dos óculos, visamos, em primeiro lugar, a parte técnica, que inclui a escolha de uma armação adequada para o rosto (tamanho) da criança. Esta escolha deve levar em conta:

– A avaliação da base nasal, para garantir um encaixe perfeito no nariz da criança.

– O ajuste adequado da armação no rosto: a armação não pode ficar solta, nem muito apertada na criança. Se muito solta, pode cair ou não ficar na posição adequada que proporciona a melhor visão. Se ficar muito apertada, pode tocar os cílios e causar desconforto. Em todos os casos, a adaptação inadequada dificulta o uso dos óculos pelas crianças.

Dentro da orientação técnica, é importante valorizar a participação da criança e a deixar escolher a cor dos óculos.

Qual armação é ideal para crianças?

As armações indicadas são sempre as mais confortáveis, duráveis e principalmente seguras. É importante lembrar que a criança está passando por momentos fundamentais do seu desenvolvimento como aprender a engatinhar, a dar os primeiros passos, a correr e a brincar. É importante que os óculos facilitem estas tarefas com segurança.

Armações com fitas que unam as hastes atrás da cabeça ou com apoio de silicone atrás das orelhas, podem auxiliar no bom posicionamento das armações.

Qual a melhor lente para óculos de crianças?

As melhores opções de lentes são as mais finas, que oferecem leveza, boa acuidade visual e menor distorção nos casos de graus mais elevados.

Os materiais mais recomendados são o policarbonato e as lentes de alto índice. Eles são muito mais resistentes ao impacto do que as lentes comuns de vidro ou plástico e são mais finas e leves. Além disso, também possuem um filtro natural para os raios ultravioleta (UV) do sol, bloqueando os raios UV nocivos, sem necessidade de filtros adicionais. Apesar de todas estas qualidades, as lentes de policarbonato riscam com facilidade e, por isso, frequentemente vêm com proteção anti-risco para reduzir os danos às lentes (mesmo assim elas vão riscar!).

As lentes Trivex são mais resistentes e podem ser recomendadas em graus maiores de 3,00.

Em casos específicos, como crianças com muita sensibilidade à luz, podem ser prescritos filtros fotossensíveis, que escurecem ao serem expostos ao sol.

Quais cuidados deve-se ter na confecção dos óculos?

Após escolhida a armação e as lentes, outro fator primordial na confecção dos óculos, é a marcação do Centro Óptico (DNP). Este é um fator importantíssimo para a correção visual adequada e para a adaptação dos óculos.

A recomendação é que esta medida seja feita monocularmente em crianças, ou seja, um olho de cada vez.

Existem óculos de esporte com grau?

Sim! Existem óculos de esporte com grau, incluindo óculos de natação. Eles são essenciais para crianças dependentes dos óculos. A escolha da armação e lentes devem ser apropriadas para cada tipo de atividade física, garantindo proteção total.

Quais cuidados devo ter ao adquirir óculos para crianças?

Os óculos das crianças devem ser lavados (armação e lentes) quantas vezes forem necessárias, para melhor nitidez e acuidade visual da criança.

– Usar água, sabão de coco ou detergente neutro.

– Enxaguar com bastante água corrente.

– Enxugar com lenço de papel ou papel higiênico fino. Em caso de emergência, pode-se utilizar a flanela, que vem junto com estojo, para limpeza.

Importante também que os óculos deverão ser guardados dentro do estojo, sempre que não estiverem em uso.

“Aprendi que o sorriso é a verdadeira expressão que atrai tudo de belo e bom. E, muitas vezes, esse sorriso vem através de um lindo olhar.” Ana Paula Mendes de Miranda

Relembrando as recomendações para exame oftalmológico

Qual idade devo levar meu filho ao oftalmologista?

Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBOP), realizadas em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), todas as crianças saudáveis, sem qualquer alteração perceptível nos olhos podem ser avaliadas por um oftalmologista entre 6 a 12 meses de idade e devem ser avaliadas entre 3 e 5 anos de idade (preferivelmente aos 3 anos de idade).

Devem ser vistas antes disso ou com exames mais frequentes, as crianças que apresentarem quaisquer características listadas abaixo:

– Se a mãe tiver tido doenças infecciosas transmissíveis durante a gestação (como toxoplasmose, sífilis, citomegalovírus ou vírus Zika), ou:

– Se a criança tiver sido prematura extrema (nascida antes de 32 semanas de gestação ou com menos de 1500g), ou:

– Se a criança tiver outros problemas de saúde associados a manifestações oculares, como distúrbios metabólicos, artrite idiopática juvenil ou síndrome de Down, ou:

– Se a criança tiver anormalidades oculares aparentes (por exemplo, teste do olhinho alterado, pálpebra caída, tremor nos olhos ou desvio dos olhos), ou:

– Se a criança tiver parentes próximos com doenças oculares na infância (como catarata, glaucoma ou retinoblastoma), ou:

– Se o bebê ou a criança tiver alterações aparentes dos olhos, por exemplo, teste do olhinho alterado, pálpebra caída, tremor nos olhos ou desvio dos olhos (estrábicos, “vesgo”), ou:

– Se a criança tiver comportamento que pareça que ela não enxerga bem.

Fontes: 

Polling J-R, Loudon SE, Klaver, CCW (2012): Prevalence of Amblyopia and Refractive Errors in an Unscreened Population of Children. Optometry and Vision Science 89(11):e44-e49.

– American Academy of Ophthalmology (https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/blue-light-digital-eye-strain)

Compartilhamento social

 
Categorias

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta