Pesquisar
Close this search box.
Escrito por Júlia Rossetto
Tempo de Leitura: 25 minutos

Índice

A criança com estrabismo é também popularmente conhecida como vesga ou até “zarolha”. O estrabismo infantil é o desvio entre os dois olhos, ou seja, cada olho aponta para posições diferentes.

Este desvio pode acontecer com o olho se aproximando do nariz (convergente), ou se afastando dele (divergente) ou ainda com o desvio do olho para cima (hipertropia) ou para baixo (hipotropia).

Há ainda o chamado “pseudoestrabismo”, que ocorre quando a criança parece ter os olhos desviados, mas na verdade eles estão na posição correta. Isso é frequente nos bebês, que têm a prega no canto interno dos olhos mais larga, escondendo a porção interna do olho e lhes dando a aparência de desvio convergente .

Como é a visão de uma criança vesga? Quem tem estrabismo enxerga bem?

A visão de uma criança com estrabismo pode variar de normal à baixa visual severa, a depender da causa do estrabismo. Crianças com desvios intermitentes, ou seja, que estão presentes apenas em parte do tempo, podem ter visão normal em ambos os olhos.

Crianças muito novas com estrabismo, podem ter como consequência do desvio uma baixa visual por falta de estímulo do olho desviado. Chamamos isso de ambliopia, popularmente conhecida como “olho preguiçoso”.

O estrabismo pode aparecer como consequência de uma baixa visual, como na catarata e na cicatriz por toxoplasmose congênita, por exemplo.

Por isso, é fundamental uma avaliação oftalmológica completa com exame de fundo de olho e do grau do olho dilatado (refração cicloplegiada) para saber se há estrabismo ou outras alterações oculares e iniciar o tratamento precoce, sempre que possível, para evitar outras consequências.

Quando o bebê deixa de ser vesgo?

Quanto ao desvio ocular nos bebês, há duas questões importantes a serem discutidas. Uma, é a presença de desvio ocular intermitente e variável nos primeiros meses de vida pela imaturidade do sistema visual dos bebês e a outra é o pseudoestrabismo, que foi discutido acima. 

Até o terceiro ou quarto mês de vida dos bebês, é comum que eles apresentem movimentos descoordenados dos olhos e desvios variáveis e intermitentes (que não duram o tempo todo). Isso vai se tornando cada vez menos frequente, até que desaparece por volta dos 4 meses de idade.

Atenção! Procure um oftalmologista caso seu bebê apresente desvio dos olhos (estrabismo) após os 4 meses ou constante, mesmo antes disso.

Como saber se a criança é vesga?

O diagnóstico do estrabismo e de outras alterações oculares que podem estar associadas é feito através do exame oftalmológico completo.

Para mais detalhes sobre o exame oftalmológico nas crianças, acesse nosso post “Qual o primeiro exame de vista que deve ser feito no bebê?”

O que causa o estrabismo infantil?

A maior parte do estrabismo infantil acontece por uma alteração no controle do movimento dos olhos, é uma anormalidade neuromuscular, ou seja entre cérebro e a musculatura ocular. 

A causa desta alteração e os mecanismos destes centros de controle no cérebro ainda não são bem compreendidos. Menos frequentemente, um problema no próprio músculo ocular pode causar o estrabismo.

O que fazer para deixar de ser vesgo?

O tratamento do estrabismo infantil inclui o uso de óculos, o uso de tampão (oclusor), a aplicação de toxina botulínica (Botox®, Dysport®) e a cirurgia de estrabismo.

Quanto tempo deve se usar o tampão?

O uso do tampão tem como objetivo a estimulação do “olho preguiçoso” e sua duração varia de acordo com cada caso e com a resposta ao tratamento, que é vista nas consultas oftalmológicas.

Qual a melhor idade para fazer a cirurgia de estrabismo?

Não há uma idade melhor para a cirurgia de estrabismo. Cada tipo de estrabismo tem um momento mais oportuno para ser tratado, ainda que possa ser tratado posteriormente, sem um limite de idade.

O tratamento oportuno, procura restabelecer o alinhamento dos olhos e promover o desenvolvimento visual normal durante a infância.

Quantas horas dura uma cirurgia de estrabismo?

O tempo da cirurgia depende do tipo e do tamanho do desvio ocular e geralmente varia de 1 a 3 horas de duração.

A criança deve ficar em jejum de comidas e bebidas antes da cirurgia e geralmente pode ir para casa após a cirurgia, sem necessidade de passar a noite no hospital.

Como é feita a cirurgia de estrabismo?

A cirurgia de estrabismo é feita alterando-se a posição dos músculos oculares ou alterando seu tamanho.

Antes da cirurgia, a criança pode receber um xarope no quarto para ficar sonolenta e é levada para o centro cirúrgico onde será feita a anestesia. A anestesia é geral, ou seja, a criança dorme durante todo procedimento.

A cirurgia é feita na superfície do olho, os músculos podem ser enfraquecidos (recuo ou alongamento) ou fortalecidos (ressecção, transposição ou plicatura) e são dados pontos ao final da cirurgia. Estes pontos caem sozinhos e não precisam ser retirados no pós-operatório.

Logo após o final da anestesia, a criança vai para o colo dos pais.

O que se sente após a cirurgia de estrabismo? O que precisa ser feito após a cirurgia?

Nos primeiros dias após a cirurgia, é comum a criança sentir um desconforto leve nos olhos, como se tivesse areia nos olhos, ter lacrimejamento rosado e desconforto leve ao mover os olhos.

Estes desconfortos, melhoram por volta do terceiro dia. Sentir dor não é frequente. Os olhos ficam bem vermelhos e isso melhora progressivamente até cerca de 3 semanas após a cirurgia. Não se deve fazer atividade física intensa, tomar banho de mar ou piscina por 30 dias.

Não há restrições para leitura ou uso de eletrônicos após a cirurgia e as atividades escolares podem ser retomadas cerca de 7 a 10 dias após a cirurgia, na maioria dos casos.

Compartilhamento social

 
Categorias

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta