Pesquisar
Close this search box.

Cirurgia de estrabismo e a telemedicina

Escrito por Júlia Rossetto
Tempo de Leitura: 12 minutos

Índice

Por que fazer a avaliação de estrabismo por telemedicina?

Você está numa cidade onde não há tratamento ou cirurgia para estrabismo? Te disseram que você precisa de cirurgia de estrabismo e você quer uma segunda opinião? Te disseram que seu estrabismo não tem jeito de melhorar?

Estas são algumas razões para você passar por uma consulta para avaliar seu estrabismo, sem sair da sua casa, com a telemedicina.

O que é visto na consulta?

A consulta será feita pela Dra. Júlia Rossetto.

Ela fará uma série de perguntas sobre o seu estrabismo ou do seu filho(a). Por exemplo, quais são as suas queixas, quando o estrabismo começou e quais tratamentos já foram feitos.

Outras perguntas serão feitas sobre a saúde do paciente, histórico da gestação e parto, uso de medicações, alergias e sobre o histórico da família, principalmente sobre a presença de doenças oculares nos parentes próximos.

Separe todos os documentos relevantes que você tiver (carteira de vacinação/nascimento, relatórios médicos ou de cirurgias prévias) e esteja preparado para responder estas perguntas.

Depois, será feito um exame básico da visão de cada olho, da movimentação dos olhos e da pálpebra, além da avaliação do alinhamento/desvio dos olhos.

Quais cuidados devo ter antes da cirurgia?

Não se preocupe, você será orientado pela nossa equipe de anestesia antes da sua cirurgia.

Se fosse usar medicamento que “afinem” o sangue (como o AAS, por exemplo), pode ser que ele seja suspenso antes da cirurgia, medicamentos para diabetes não deverão ser usados, mas apenas no dia da cirurgia.

Todos os pacientes devem fazer jejum de cerca de 8 horas antes da cirurgia e cada um terá a orientação correta para seu caso.

Como posso me programar sair da minha cidade e ir para a cirurgia?

Você é de fora do Rio de Janeiro, de cidades como Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Friburgo, São João da Barra, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Casemiro de Abreu, ou de qualquer outra região? Veja como se programar:

Se durante a consulta, for recomendada a cirurgia, ela será pré-agendada (geralmente às terças-feiras).

O paciente virá para uma consulta presencial, geralmente feitas no dia anterior à cirurgia, para um exame oftalmológico completo. Confirmada a necessidade de cirurgia, ela será realizada no dia seguinte.

No dia após a cirurgia, é feita uma consulta pós-operatória no consultório.

A visita de 7 a 10 dias após a cirurgia é feita por teleconsulta e uma nova consulta presencial é feita entre 30 e 60 dias de cirurgia.

Então, você pode se programar assim:

Chegar ao Rio na segunda-feira pela manhã para a consulta à tarde, fazer a cirurgia na terça-feira pela manhã e ir embora na quarta-feira, após consulta no final da tarde. Além de voltar ao Rio para uma consulta entre 30 e 60 dias após a cirurgia.

OBS: pacientes que não tenham feito exame de grau recente, principalmente crianças, podem necessitar de mais de uma consulta pré-operatória presencial para a prescrição de óculos.

Como é a cirurgia de estrabismo?

O procedimento para a cirurgia de estrabismo pode durar entre 1 e 3 horas.

A correção do desvio é feita alterando-se a posição dos músculos oculares ou alterando seu tamanho. A cirurgia é feita na superfície do olho, os músculos podem ser enfraquecidos (recuo ou alongamento) ou fortalecidos (ressecção, transposição ou plicatura) e são dados pontos ao final da cirurgia. Estes pontos caem sozinhos e não precisam ser retirados no pós-operatório.

Não é necessário dormir no hospital.

Veja todos os detalhes da cirurgia de estrabismo na criança clicando aqui e no adulto clicando aqui.

Qual anestesia é feita na cirurgia de estrabismo?

Nas crianças, a cirurgia é feita sob anestesia geral. A criança toma um xarope no quarto com os pais e muitas vezes não se lembra do momento da separação ou da experiência no centro cirúrgico.

Nos adultos, a cirurgia é feita, na maioria dos casos, com sedação e anestesia local, ao redor dos olhos.

O que eu vou sentir depois da cirurgia de estrabismo? Como é a recuperação após a cirurgia?

Nos primeiros dias após a cirurgia, é comum sentir um desconforto leve, como se tivesse areia nos olhos, ter lacrimejamento rosado e desconforto leve ao mover os olhos. Estes desconfortos, melhoram por volta do terceiro dia.

Sentir dor não é frequente, mas um analgésico leve pode ser usado, se necessário.

Os olhos ficam bem avermelhados e isso melhora progressivamente, até por volta de 3 semanas após a cirurgia.

Quais cuidados devo ter após a cirurgia?

Não se deve fazer atividade física intensa, tomar banho de mar ou piscina por 30 dias.

Não há restrições para leitura ou uso de eletrônicos após a cirurgia e as atividades escolares ou de trabalho podem ser retomadas cerca de 7 a 10 dias após a cirurgia, na maioria dos casos.

Sou adulto e tenho estrabismo há muito tempo. Como a cirurgia pode me ajudar?

A cirurgia de estrabismo torna os olhos alinhados. Com isso, há o benefício da melhora da aparência. Os pacientes frequentemente se sentem melhor, mais confiantes e capazes de olhar os outros nos olhos após a correção do desvio.

Compartilhamento social

 
Categorias

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta