Quando eu devo ir ao oftalmologista?

Escrito por Júlia Rossetto
Como escolher seu médico

Eu preciso ir ao oftalmologista?

Sim!

Fazer exames oftalmológicos regulares é essencial para manter os olhos saudáveis e manter uma boa visão.

Certas doenças oculares podem não causar sintomas em seus estágios iniciais. Porém, com um exame oftalmológico, você pode diagnosticar condições precocemente, o que pode ajudar a preservar a sua visão.

Um exame oftalmológico também lhe dará a oportunidade de fazer perguntas e aprender mais sobre saúde ocular e prevenção de problemas oculares comuns, como olho seco ou conjuntivite.

Quando devo ir ao oftalmologista?

A Academia Americana de Oftalmologia recomenda que os adultos com olhos saudáveis e boa visão, façam o exame oftalmológico completo pelo menos uma vez aos 20 anos e duas vezes aos 30 anos.

Já aos 40 anos, todos os adultos devem fazer o exame completo e um seguimento com periodicidade de acordo com as características de cada paciente e os achados do exame. Isto porque, nesta idade, é quando os primeiros sinais de doenças ou alterações na visão podem aparecer. E como já foi dito, é importante detectar doenças oculares no seu início, já que o tratamento precoce pode ajudar a preservar sua visão.

Mas atenção! Nem todo mundo deve esperar até os 40 anos para um exame oftalmológico. Consulte um oftalmologista agora se você tiver uma doença ocular ou fatores de risco, como:

• Se você tiver uma infecção, lesão ou dor nos olhos;
  • Se você notar moscas volantes repentinas e flashes de luz;
  • Se você usa óculos ou lentes de contato, consulte seu oftalmologista todos os anos.
  • Se você tem diabetes ou pressão alta, consulte seu oftalmologista todos os anos.
  • Tem histórico familiar de doença ocular, como glaucoma, doença macular relacionada à idade, ceratocone etc., converse com seu oftalmologista sobre a frequência com que seus olhos devem ser examinados.

Após um exame, seu oftalmologista pode dizer com que frequência você deve verificar seus olhos no futuro. É importante seguir o cronograma que seu oftalmologista lhe dá, especialmente à medida que você envelhece, já que seu risco de doença ocular aumenta com a idade.

Idosos e exames oftalmológicos

Se você tem 65 anos ou mais, vá a uma consulta oftalmológica a cada um ou dois anos. Seu oftalmologista verificará sinais de doenças oculares relacionadas à idade, como:

• Catarata
  • Degeneração macular relacionada à idade
  • Glaucoma
  • Retinopatia diabética;

Lembre-se, siga sempre a recomendação do seu oftalmologista para os exames oftalmológicos futuros.

Fonte: Academia Americana de Oftalmologia