A miopia está atingindo mais pessoas?
Sim. A miopia atinge cada vez mais pessoas e há estimativa de que até 2050, metade da população mundial será míope. E mais do que isso, sabia que alta miopia pode levar à cegueira e que há tratamento para impedir a miopia de aumentar? Então veja este vídeo e e saiba como evitar a miopia.
O que é miopia?
A miopia acontece quando o poder óptico do olho é muito forte para o seu tamanho. Na prática, é um olho grande no qual os raios de luz se concentram antes do local adequado para a pessoa enxergar (Figura 1). Este local chama-se retina. Para saber mais sobre a anatomia, acesse nosso post. A miopia sempre deve ser medida com a acomodação relaxada, ou seja, depois de dilatar a pupila. A miopia está presente quando o grau da pessoa é menor ou igual a -0,50 dioptrias esféricas (DE). DE é a unidade que se usa para os graus de hipermetropia ou miopia.
Uma pessoa com miopia enxerga nítido os objetos próximos e embaçado aqueles distantes.
O que é miopia alta?
A miopia é considerada alta, quando o grau é menor ou igual a -6,00 DE.
A miopia é geralmente classificada em dois grupos: miopia não patológica e miopia patológica. A miopia não patológica também é conhecida como miopia fisiológica, simples ou escolar.
Na miopia não patológica, o grau é de pequeno a moderado, ou seja, menor do que -6,00 DE e seu início ocorre durante a infância ou adolescência.
Na miopia patológica geralmente o grau é maior, progressivo e geralmente se apresenta muito cedo na infância. A miopia patológica é geralmente definida como equivalente esférico menor do que -6,00 DE ou o tamanho do olho é maior do que 26,5 mm (comprimento axial).
Existe pré-miopia?
Sim, este é um novo conceito. Ele procura identificar crianças com graus menores do que o habitual para a sua idade e, portanto, com maior risco de serem míopes. Como o grau varia de acordo com a idade, crianças pré-míopes são aquelas com:
- Grau menor do que 0,75 de hipermetropia aos 6 anos de idade;
- Grau menor ou igual a 0,50 de hipermetropia entre 7 e 8 anos;
- Grau menor ou igual a 0,25 de hipermetropia entre 9 e 10 anos, e;
- Grau menor ou igual a plano (sem grau) aos 11 anos.
A miopia atinge cada vez mais pessoas?
Sim! Estima-se que até 2050, metade da população mundial será míope.
A prevalência da miopia varia muito entre diferentes populações, chega a afetar 20-50% das pessoas nos Estados Unidos e até 80-90% das pessoas em algumas partes da Ásia. A maioria da população míope são pacientes com miopia não patológica; aproximadamente 66% têm menos de 2 graus de miopia e 95% dos pacientes míopes têm menos de 6 graus.
Nas crianças, as taxas mais altas de miopia também foram encontradas entre as asiáticas, afetando até 18,5% das crianças. Taxas mais baixas foram encontradas em crianças afro-americanas (6,6%) e brancas (4,4%). É relatado que existem mais de 80 milhões de crianças míopes em todo o mundo.
Quais os sintomas da miopia?
Alguns dos sinais e sintomas da miopia incluem:
– dificuldade em ver objetos distantes (Figura 2), como sinais de trânsito ou um quadro-negro na escola;
– cansaço visual;
– dores de cabeça;
– apertar os olhos para ver melhor
MAS ATENÇÃO! Crianças pequenas com miopia podem não reclamar de sua visão embaçada, então exames oftalmológicos e testes de visão são importantes em crianças pequenas. Algumas crianças nascem míopes e outras ficam míopes até a adolescência.
Fiquem atentos se a criança apertar os olhos enquanto visualiza objetos distantes, se aproximar da televisão e do computador ou segurar livros mais perto para conseguir ler.
Como posso saber se eu tenho miopia?
Um exame oftalmológico completo é capaz de identificar qualquer grau de miopia.
Dá para saber se a criança tem miopia?
Sim! O grau da criança pode ser visto em qualquer idade, até mesmo nos bebês. O exame deve ser realizado por um oftalmologista pediátrico ou oftalmologista com experiência em examinar crianças. Para saber mais sobre a consulta na criança, acesse nosso blog.
Eu tenho miopia, meus filhos vão ter também? Quais fatores de risco para se ter miopia?
Se um dos pais é míope, há uma chance maior de que seu filho ter miopia. Vários estudos mostraram uma maior taxa de miopia em crianças com pais míopes e um risco ainda maior para crianças com os dois pais míopes. Mas não é necessário que um pai seja míope para que seu filho tenha miopia. Além disso, existem muitos outros fatores envolvidos no surgimento da miopia fisiológica (etiologia multifatorial) e a genética é apenas um deles.
Veja abaixo o que mais está relacionado ao maior risco de apresentar miopia:
– Idade de surgimento da miopia inferior a 7 anos;
– Etnia asiática;
– Pais com miopia
– Pouco tempo gasto ao ar livre
– Longas durações de tempo próximo ao trabalho/tela (>45 minutos), uso contínuo e uso muito próximo (<25 cm)
Passar muito tempo dentro de casa aumenta o risco de miopia de uma criança. Estudos mostram que mais tempo ao ar livre com luz natural reduz o risco de uma criança. Muitos estudos mostraram um aumento da miopia em áreas urbanas em comparação com áreas rurais, mas outros fatores podem estar associados como nível de educação, QI, status socioeconômico, quantidade de tempo executando atividades próximas e tempo de exposição ao ar livre.
Quais doenças podem ter miopia associada?
A miopia pode surgir pelo aumento do poder do cristalino por alterações osmóticas que ocorrem na diabetes descontrolada, galactosemia, uremia, ou pelo uso de sulfonamidas.
Pode acontecer em associação com alterações oculares como catarata nuclear, lenticone anterior, alterações na posição ou formato do cristalino, ceratocone, glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade, estafiloma posterior, ou após cirurgia de retina com faixa de silicone.
Ou ainda associada a doenças oculares como cegueira noturna estacionária congênita, Girata ou albinismo; ou doenças multissistêmicas como Síndrome de Stickler, Síndrome de Marfan, Síndrome Weil-Marchesani, Knobloch ou Ehlers Danlos.
É normal o grau de miopia aumentar? O que é progressão da miopia?
A miopia é frequentemente descoberta em crianças entre 8 e 12 anos de idade. O aumento da miopia fisiológica geralmente se dá durante todo o período de crescimento da adolescência e diminui ou se torna estável no início da segunda década de vida. Menos comumente, um segundo aumento no grau pode ocorrer no final da segunda ou no início da terceira década de vida.
A progressão da miopia é quando existe um aumento do grau além do habitual. Isso representa crianças que tenham um aumento maior do que 0,50 grau por ano, no exame com a pupila dilatada, ou nas quais o olho cresça 0,3 mm ou mais por ano (diâmetro axial).
A miopia alta pode levar a outras doenças oculares?
Sim! Pacientes com alta miopia correm maior risco de desenvolver degeneração retiniana progressiva, glaucoma, catarata e outras doenças oculares que ameaçam a visão.
Pessoas com miopia alta têm um risco maior de descolamento de retina. O descolamento de retina acontece quando o tecido que recobre a parte interna do olho se separa da parede do olho, é um problema ocular grave que pode causar cegueira. Quanto mais grave for a miopia, maior será o risco. Para saber mais, acesse nosso blog.
É importante que as pessoas com miopia alta visitem regularmente um oftalmologista, pelo menos 1 vez ao ano, para um mapeamento de retina.
Tem tratamento para miopia? Qual médico trata miopia?
Sim, a miopia pode ser corrigida para permitir uma visão nítida de longe (Figura 3). Óculos ou lentes de contato são maneiras fáceis e comuns de corrigir a miopia. Eles ajudam a focar a luz na retina para que você possa ver com mais clareza. Existem muitas opções a serem consideradas ao comprar óculos ou lentes de contato. Converse com seu oftalmologista sobre as opções que melhor atendem às suas necessidades de visão e estilo de vida.
Outra forma de corrigir a miopia é através da cirurgia refrativa. A cirurgia de miopia é indicada para jovens e adultos com o grau de miopia estável. Além disso, é necessária uma avaliação oftalmológica para avaliar se os olhos têm condições ideias para que a cirurgia seja realizada sem risco. Na cirurgia de miopia, um laser remodela a córnea para ajustar como a luz se comporta ao passar através dela. Aqui estão alguns dos procedimentos mais comuns: LASIK, Epi-LASIK e PRK.
Tem como fazer a miopia parar de aumentar? Que profissional devo procurar?
Sim, existem tratamentos para retardar a progressão da miopia nas crianças. Os tratamentos conseguem sucesso em 60 a 70% dos casos e geralmente são indicados para crianças entre 5 e 16 anos de idade.
O primeiro passo para prevenir ou retardar a progressão da miopia é melhorar os hábitos da criança. Equilibrar o tempo dentro de casa com o tempo ao ar livre é benéfico para a saúde e o bem-estar de uma criança. Incentive seu filho a passar mais tempo ao ar livre e menos tempos nas telas.
Atividade ao ar livre
O efeito positivo da atividade ao ar livre para reduzir a progressão da miopia foi apresentado em vários estudos. A prática esportiva, a baixa demanda da visão de perto (acomodação) e a exposição à luz solar foram apontados como a causa desse efeito protetor. A luz solar libera dopamina da retina, o que inibe o crescimento ocular.
Os tratamentos disponíveis no momento são:
– Colírio de atropina diluída (0,01 a 0,05%): O uso diário deste colírio retarda a progressão da miopia em crianças e adolescentes (Figura 4). A criança usa uma gota em cada olho à noite, por pelo menos 1 ano ou por mais tempo, até que a miopia se estabilize. Os efeitos colaterais são pouco frequentes e leves e incluem vermelhidão, desconforto ao sair em ambientes iluminados e dificuldade de leitura.
– Lentes de óculo desfocadas na periferia (defocus periférico): Estas lentes de óculos especiais estão indicadas para crianças de 6 a 16 anos com progressão da miopia. Esta lente tem diferentes áreas de foco, com um desenho semelhante ao de um alvo dardos, com vários círculos um dentro do outro. O centro da lente corrige o grau da criança, enquanto os círculos externos embaçam a visão periférica (lateral) da criança. Acredita-se que a visão lateral embaçada retarda o crescimento dos olhos e da miopia, sem afetar a visão e desempenho da criança.
– Lentes de contato desfocadas na periferia (defocus periférico): são lentes de contato especiais, indicadas para crianças de 6 a 12 anos de idade com miopia aumentando. O mecanismo é o mesmo descrito para as lentes de óculos com defocus. Como qualquer lente de contato, existe o risco de ter uma infecção da córnea. Certifique-se de que seu filho possa use, limpe e armazene corretamente as lentes de contato para evitar infecções.
– Ortoceratologia (orto-k): A orto-k usa lentes de contato rígidas para achatar temporariamente a superfície do olho (córnea) e reduzir a miopia. Os pacientes devem dormir com lentes de contato rígidas todas as noites. Existe um risco de infecções oculares pelo uso das lentes de contato.
Você deve procurar um oftalmologista para avaliação completa, verifocação da necessidade de tratamento e indicação da melhor estratégia para o seu caso. Na nossa clínica, a especialista é a Dra. Júlia Rossetto.
Dúvidas dos pacientes:
Como é a visão de quem tem miopia?
A pessoa míope enxerga bem para perto e mal para longe. Quanto maior a miopia, mais a pessoa tem que aproximar o objeto dos olhos para ver e menos ela enxerga de longe.
Ter quantos graus de miopia é perigoso?
Ter acima de 6 graus de miopia é classificado como alta miopia. A alta miopia é associada a maiores riscos, como descrito acima. Quanto maior o grau, maior o risco.
O que acontece se não tratar a miopia?
Uma criança com progressão da miopia, conforme explicado no texto, pode ter um aumento progressivo e ter alta miopia quando adolescente.
Por exemplo, em um estudo usando colírio de atropina, as crianças tratadas com atropina aumentaram o grau de miopia em 0,1 por ano, enquanto as crianças sem tratamento aumentaram 0,6 (Clark TY, Clark RA. Atropine 0.01% eyedrops significantly reduce the progression of childhood myopia. J Ocul Pharmacol Ther. 2015; 31: 541–545). Neste cenário, imagine uma criança com 0,50 de miopia aos 5 anos. Aos 15 anos ela teria:
6,50 graus de miopia sem tratamento
1,50 grau de miopia com tratamento
O tratamento pode ser a diferença entre um adulto com miopia baixa e outro com alta miopia e maiores riscos de perda de visão, por descolamento de retina, por exemplo.
Quem tem miopia corre o risco de ficar cego?
Pacientes com alta miopia, maior do que 6 graus tem maiores riscos de doenças oculares e cegueira.
Quando o grau de miopia se estabiliza?
Geralmente, a miopia se desenvolve e progride ao longo da adolescência e se estabiliza por volta dos 18 a 21 anos. Mas cada caso varia muito, podendo haver aumento de grau até além dos 30 anos.
Sou míope e agora enxergo melhor sem os óculos para perto. Por quê?
Pessoas com idade próxima aos 40 anos passam a ter o mecanismo da visão de perto (acomodação) mais fraco. Míopes enxergam bem para perto sem os óculos. Já com os óculos para longe, precisam acomodar para enxergar de perto. Assim, tirar os óculos que corrigem a visão de longe, facilita o foco para perto.
Como posso diminuir as chances do meu filho ser míope?
Veja abaixo atitudes que você e seu filho podem tomar para ajudar a retardar a miopia:
– Passe pelo menos 2 horas por dia ao ar livre;
– Limite o tempo de tela em computadores ou outros dispositivos digitais de acordo com a idade. Para saber as recomendações, acesse o link. Ao equilibrar o tempo de tela com o tempo ao ar livre, você pode ajudar a limitar a miopia de seu filho e proteger sua visão à medida que envelhecem.
Quando a criança deve começar o controle da miopia e quando ela deve parar?
O tratamento para controle da miopia deve ser feito em crianças com progressão da miopia (aumento maior do que 0,50 de miopia ao ano), pelo menos entre 5 e 16 anos de idade e deve continuar até o grau se estabilizar.
Existem exercícios para curar a miopia?
Não há evidências científicas que sugiram que exercícios para os olhos, vitaminas ou pílulas possam prevenir ou curar a miopia.
Fonte:
Diretrizes Brasileiras para Prevenção de Miopia (SBOP/Soblec)
Academia Americana de Oftalmologia
International Myopia Institute
Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde