Finasterida pode dar problema no olho? Descubra aqui!

Escrito por Luiz Roisman

A Finasterida, é um dos medicamentos mais conhecidos contra a calvície masculina. Ele é indicado principalmente quando a queda tem causas hormonais ou genéticas, auxiliando a recuperação das áreas calvas.

Este medicamento é comercializado no Brasil desde 1998 e foi inicialmente criado com o objetivo de combater o câncer de próstata.

Apesar de ser comercializada há mais de 20 anos e ter apresentado bons resultados tanto para a calvície quanto para o tratamento de câncer de próstata, existem alguns questionamentos que precisam ser levados em consideração antes do uso da Finasterida. O principal deles é: Finasterida pode dar problema no olho?

Um estudo recente publicado no prestigioso JAMA (Journal of American Medical Association), correlacionou o uso de finasterida e dutasterida (AVODART*) com alterações na mácula, o centro da retina.

O estudo correlacionou o uso destas medicações com alterações maculares que não tinham causa definida. Estas alterações eram assintomáticas na maioria dos casos, mas têm potencial de dano visual.

Apesar da pouca quantidade de pacientes com esta possível correlação, o estudo recomenda a avaliação da retina em pacientes em uso desta medicação, mesmo na ausência de qualquer sintomas visual.

Por isso, é importante que você faça sempre suas consultas de rotina e não deixe de visitar seu médico retinólogo.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pela nossas redes sociais!