Pesquisar
Close this search box.

Tudo o que você precisa saber sobre Miopia

Escrito por Júlia Rossetto
Tempo de Leitura: 8 minutos

Índice

A miopia está atingindo mais pessoas?

Sim. A miopia atinge cada vez mais pessoas e há estimativa de que até 2050, metade da população mundial será míope. E mais do que isso, sabia que alta miopia pode levar à cegueira e que há tratamento para impedir a miopia de aumentar? Então veja este vídeo e e saiba como evitar a miopia.

O que é miopia?

A miopia acontece quando o poder óptico do olho é muito forte para o seu tamanho. Na prática, é um olho grande no qual os raios de luz se concentram antes do local adequado para a pessoa enxergar. Este local chama-se retina. A miopia sempre deve ser medida com a acomodação relaxada, ou seja, depois de dilatar a pupila. A miopia está presente quando o grau da pessoa é menor ou igual a -0,50.

Uma pessoa com miopia enxerga nítido os objetos próximos e embaçado aqueles distantes. MAS ATENÇÃO! Crianças pequenas com miopia podem não reclamar de sua visão embaçada, então exames oftalmológicos são importantes em crianças pequenas.

Fiquem atentos especialmente se a criança apertar os olhos enquanto visualiza objetos distantes, se aproximar da televisão e do computador ou segurar livros mais perto para conseguir ler.

Mas dá para medir o grau de crianças?

Sim! O grau da criança pode ser visto em qualquer idade, até mesmo nos bebês. O exame deve ser realizado por um oftalmologista pediátrico ou oftalmologista com experiência em examinar crianças e sempre dilatando a pupila.

Uma dúvida comum dos pais é: Eu tenho miopia, meus filhos vão ter também?

Se um dos pais é míope, há uma chance maior de que seu filho ter miopia e o risco é ainda maior para crianças com os dois pais míopes. Mas não é necessário que um pai seja míope para que seu filho tenha miopia. Além disso, existem muitos outros fatores envolvidos no surgimento da miopia e a genética é apenas um deles.

Outros fatores de risco para a miopia são: tempo em excesso olhando telas de perto e pouco tempo fazendo atividades ao ar livre.

Outra dúvida frequente: É normal o grau de miopia aumentar?

A miopia é frequentemente descoberta em crianças entre 8 e 12 anos de idade. O aumento da miopia fisiológica geralmente se dá durante todo o período de crescimento da adolescência e diminui ou se torna estável no início da segunda década de vida.

A progressão da miopia é quando existe um aumento do grau além do habitual. Isso representa crianças que tenham um aumento maior do que 0,50 grau por ano, no exame com a pupila dilatada, ou nas quais o olho cresça 0,3 mm ou mais por ano (diâmetro axial).

O que acontece se não tratar a progressão da miopia?

Uma criança com progressão da miopia, pode ter um aumento progressivo e ter alta miopia quando adulto. A alta miopia é um grau maior ou igual a 6,00 de miopia e pode levar ao descolamento de retina e outras doenças oculares que ameaçam a visão.

Por exemplo, uma criança com 0,50 de miopia aos 5 anos com progressão da miopia, aos 15 anos ela teria:

  • 6,50 graus de miopia sem tratamento
  • 1,50 grau de miopia com tratamento

O tratamento pode ser a diferença entre um adulto com miopia baixa e outro com alta miopia e maiores riscos de perda de visão, por descolamento de retina, por exemplo.

E como fazer a miopia parar de aumentar?

Existem tratamentos para retardar a progressão da miopia nas crianças. Os tratamentos conseguem sucesso em 60 a 70% dos casos e geralmente são indicados para crianças entre 5 e 16 anos de idade.

O primeiro passo para prevenir ou retardar a progressão da miopia é melhorar os hábitos da criança. Incentive seu filho a passar mais tempo ao ar livre e menos tempos nas telas.

Além disso, os tratamentos disponíveis no momento são:

  • Colírio de atropina diluída (0,01 a 0,05%): O uso diário deste colírio retarda a progressão da miopia em crianças e adolescentes. A criança usa uma gota em cada olho à noite, por pelo menos 1 ano ou até que a miopia se estabilize.
  • Lentes de óculos desfocadas na periferia (defocus periférico): Estas lentes de óculos especiais estão indicadas para crianças de 6 a 16 anos com progressão da miopia. Esta lente tem diferentes áreas de foco, com um desenho semelhante ao de um alvo dardos, com vários círculos um dentro do outro. O centro da lente corrige o grau da criança, enquanto os círculos externos embaçam a visão periférica (lateral) da criança, o que retarda o crescimento dos olhos e da miopia, sem afetar a visão e o desempenho da criança.

Compartilhamento social

 
Categorias

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta