Pesquisar
Close this search box.
Escrito por Luiz Roisman
Tempo de Leitura: 7 minutos

Índice

As moscas na visão ou moscas volantes são consequência de um processo chamado descolamento do vítreo. O vítreo é um gel transparente que preenche o olho por dentro. Este processo é normal, fisiológico do envelhecimento. Porém, alguns pontos de onde o vítreo desgruda da retina têm uma tendência maior a gerar uma opacidade no vítreo.

Descolamento do vítreo posterior

Neste caso, o paciente percebe algo movimentando como se fosse um inseto, manchas ou pontos pretos na visão que mudam de posição com a movimentação do olho.

Ela pode ser pequena ou grande, ter formato linear (como uma cobrinha) ou circular, ou ainda um formato irregular. Outro sintoma do descolamento do vítreo é o aparecimento de raios ou flashes no canto da visão.

Os óculos interferem nas moscas volantes?

Não! Usar óculos não faz qualquer diferença para o aparecimento ou desaparecimento das moscas.

Existe algum colírio que ajude a eliminar os pontos pretos da visão?

Não! Não existem colírios nem que causem o aparecimento, nem o desaparecimento das moscas volantes.

Existe algum exercício para o tratamento  das manchas na visão?

Não! Temos que tomar muito cuidado com gurus da internet que indicam tratamento completamente SEM comprovação científica!!!

Além da falta de comprovação científica existe um grande problema com os exercícios de movimentação do olho. Se o vítreo estiver mais aderido à retina que o normal (adesão anômala) a movimentação excessiva dos olhos através de exercícios pode estressar um local de maior adesão do vítreo a retina provocando uma rasgo na retina e descolamento de retina. Outro ponto importante é EVITAR coçar os olhos! A coçada nos olhos pode mobilizar o vítreo também com risco de provocar rotura e descolamento da retina!

Logo, no caso do aparecimento de moscas volantes, procure seu oftalmologista e evite movimentos oculares excessivos, exercícios físicos e coçar os olhos até que o exame seja feito!

Quanto tempo demora para a vista voltar ao normal?

Normalmente aguardamos 6 a 12 meses para avaliar se a opacidade parou de incomodar ou ainda saiu do campo de visão pela movimentação do gel vítreo.

Quem pode ter moscas volantes?

Todos, de crianças a idosos,mulheres e homens podem ter moscas volantes. Pessoas com miopia, indivíduos com sintomas de descolamento do vítreo (acima de 40 anos via de regra), pacientes que já operaram catarata e pessoas que tiveram algum trauma ocular (bolada, soco) são mais predispostos.

Existe cirurgia ou tratamento para as moscas volantes?

Não é comum indicarmos cirurgia para as moscas volantes. Normalmente, esperamos entre 6 a 12 meses do surgimento delas para avaliar se o desconforto se mantém. Caso ainda incomode, podemos fazer um tipo de laser que rompe a opacidade vítrea ou ainda realizarmos a vitrectomia

Apesar de a cirurgia ser um procedimento mais invasivo, com os riscos inerentes à cirurgia, ainda assim é o tratamento de escolha para retirada das moscas. O laser pode quebrar a opacidade maior em várias menores, mantendo ou piorando o desconforto, ou ainda atingir a retina de forma grave. Desta forma, a cirurgia acaba sendo mais segura e mais efetiva nestes casos.

(Confira mais detalhes sobre a vitrectomia no link abaixo)
https://clinicaroisman.com.br/2022/05/12/cirurgia-de-retina-a-vitrectomia/

Cuidar da saúde dos olhos é fundamental! Se você está percebendo moscas volantes, agende uma consulta na Clínica Roisman e mantenha sua visão sempre saudável.

Compartilhamento social

 
Categorias

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta