Pesquisar
Close this search box.
Escrito por Júlia Rossetto
Tempo de Leitura: 9 minutos

5 sinais de problemas de visão que os pais nunca devem ignorar

Índice

A infância é um momento crucial para o desenvolvimento da visão. Por isso, é importante detectar e tratar os problemas precocemente, para garantir que a criança tenha uma visão boa. Como os sintomas de problemas oculares em crianças podem ser sutis, exames regulares com um oftalmologista pediátrico são imprescindíveis.

Veja abaixo alguns sintomas comuns nas crianças e suas principais causas:

Piscar frequente dos olhos

  • Quando associado ao esfregar dos olhos é comum a presença de alergia ocular.
  • Quando decorrente de corpo estranho preso sob a pálpebra, causa irritação, sensação de areia e desconforto ao fechar os olhos.
  • Pode também ser um tique causado por estresse ou ansiedade.
  • Pode indicar necessidade do uso de óculos, por miopia, por exemplo.
  • Raramente, o piscar excessivo pode ser um sinal de uma condição neurológica. Seu oftalmologista o encaminhará a um especialista, se suspeitar disso.

Coceira nos olhos

Coceira nos olhos geralmente é uma condição associada a alergias. Porém, quando ocorre repetidamente, deve ser tratada, já que o coçar excessivo pode machucar os olhos, causar astigmatismo e até favorecer o aparecimento do ceratocone. Alergias oculares também podem causar lacrimejamento e/ou sensação de queimação e/ou pálpebras inchadas. Entre os desencadeadores de alergia ocular estão os pelos de animais, poeira, pólen, fumaça, perfumes e até alimentos. É comum que estas crianças também tenham outras alergias, com coceira, nariz entupido e espirros. O tratamento da rinite ajuda no controle da alergia ocular.

Crosta, secreção ou gosma nos olhos

  • A causa mais comum de acúmulo de secreção ao amanhecer é a conjuntivite viral. O quadro típico começa em um dos olhos e depois passa para o outro e melhora em cerca de 7 dias.
  • A secreção do olho pode secar e levar ao acúmulo de crostas nas pálpebras e cílios. Esse quadro pode ser causado por blefarite, que é a inflamação das pálpebras.
  • Um entupimento do ducto lacrimal também pode causar o acúmulo de secreção. Isso ocorre quando o sistema de drenagem das lágrimas está obstruído. Essa condição é muito comum nos bebês.
  • A conjuntivite bacteriana, geralmente, causa secreção com aspecto de pus em um olho apenas. Na conjuntivite bacteriana, a secreção é abundante e volta a se formar mesmo depois da limpeza. Outros sintomas associados incluem o inchaço e vermelhidão importante das pálpebras, vermelhidão ocular intensa, dor ocular, aumento da sensibilidade à luz e dificuldade de enxergar. Nestes casos, é importante a avaliação do oftalmologista e o tratamento com antibiótico, sem demora.Uma avaliação com o oftalmologista identificará a causa da secreção e o seu tratamento adequado.

Olhos desalinhados (olho torto ou vesgo)

O desvio ocular, chamado de estrabismo, acontece quando um olho se vira para dentro (em direção ao nariz), para fora (na direção), para cima ou para baixo.

Se não for tratado, o estrabismo pode prejudicar o desenvolvimento da visão e levar à ambliopia, uma condição na qual o olho desalinhado tem uma visão pior (olho preguiçoso).

Um oftalmologista pediátrico será capaz de diagnosticar o tipo de estrabismo e indicar o tratamento necessário.

Inclinar a cabeça ou fechar um dos olhos para ver melhor

Diferentes condições oculares podem fazer com que uma criança incline a cabeça ou feche um olho para ver melhor. Algumas delas incluem olhos desalinhados (estrabismo), olho preguiçoso (ambliopia), tremor dos olhos (nistagmo) ou ainda a necessidade de óculos. Os erros de refração podem levar a criança com astigmatismo a virar o rosto para o lado para enxergar melhor, a criança com miopia, a olhar para objetos com o queixo para cima para e a com hipermetropia, se concentrar com o queixo para baixo. A paralisia do quarto nervo, uma doença que paralisa um determinado músculo do olho, pode causar uma inclinação da cabeça. Se você notar uma criança inclinando a cabeça ou cobrindo um olho, leve-a a um oftalmologista pediátrico para avaliação.

Apoio de conteúdo (referência): Academia Americana de Oftalmologia (AAO).

Compartilhamento social

 
Categorias

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta