Pesquisar
Close this search box.

10 fatos interessantes sobre os olhos das crianças

Escrito por Júlia Rossetto
Tempo de Leitura: 10 minutos

Índice

À medida que as crianças crescem, sua visão evolui rapidamente.

O cuidado com a saúde ocular de uma criança pode ajudar a detectar e tratar problemas precocemente, para garantir seu desenvolvimento perfeito.

Veja algumas curiosidades sobre o desenvolvimento visual na infância.

Fatos sobre olhos de bebês

1. Bebês prematuros: meça os marcos da visão do bebê a partir da idade corrigida, não da data de nascimento. Ou seja, a idade que ele teria, caso tivesse nascido na data prevista para o parto.

2. Durante os primeiros meses de um bebê, sua visão ainda está em desenvolvimento. Um bebê recém-nascido pode ver, mas ainda está formando conexões entre a retina e o cérebro. À medida que a visão central se desenvolve, um bebê pode começar a se concentrar em objetos pendurados bem na frente deles.

3. Aos 3 meses, os olhos de um bebê devem focar e seguir objetos próximos a ele. Nos primeiros dois meses de vida, os olhos de uma criança podem parecer vesgos ou desviar para os lados. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para focar e seguir um objeto em movimento. Se você não perceber isso acontecendo consistentemente aos 3 meses de idade, procure um oftalmologista pediátrico.

4. Aos 5 meses, os bebês estão vendo em três dimensões. Nessa idade, os bebês ficam melhores em alcançar objetos, porque podem ver a que distância um objeto está deles. Eles estão desenvolvendo a percepção de profundidade.

5. Por volta dos 9 meses, os olhos dos bebês estão quase na sua cor final. A cor dos olhos depende da quantidade e distribuição de um pigmento marrom na íris, chamado melanina. Olhos claros ao nascer, podem escurecer se a melanina se desenvolver na íris. Não é incomum, no entanto, ver pequenas mudanças na cor dos olhos durante os primeiros três anos de vida.

Fatos sobre olhos de crianças

6. Mantenha as crianças longe de produtos de limpeza. As crianças pequenas são mais
propensas a sofrer machucados nos olhos por queimaduras químicas, que é o que acontece quando o produto de limpeza cai dentro dos olhos. Essas queimaduras são particularmente perigosas, porque podem causar danos permanentes e baixa visual.
Se cair produto de limpeza nos olhos do seu filho, lave-os com muita água (muita mesmo!) e dirija-se ao pronto-socorro oftalmológico mais próximo.

Fatos sobre os olhos de crianças com idade escolar

7. Muitas crianças em idade escolar têm hipermetropia. Hipermetropia é um tipo de
grau, mas as crianças geralmente podem compensar este grau, usando seu músculo de foco. Desta forma, elas veem claramente de perto e de longe e, na maioria dos casos, não precisam de óculos. À medida que as crianças crescem, os olhos crescem também e a hipermetropia, geralmente, melhora por conta própria. Algumas crianças, porém, têm hipermetropia alta, que pode levar a estrabismo e à ambliopia (“olho preguiçoso”) se não for corrigida.

8. O uso consciente das telas (celular, tablet, computador e TV) pode diminuir o risco
de miopia e cansaço visual digital. Estudos sugerem que as atividades de perto com
telas podem estar conectadas tanto à miopia quanto ao cansaço visual digital. Para ajudar a combater isso, incentive seu filho a seguir a regra 20-20-20: a cada 20 minutos do uso de telas, olhar para longe e concentrar-se por 20 segundos em um objeto a pelo menos 6 metros de distância.
A luz azul dos dispositivos digitais não é perigosa para os olhos dos seus filhos. Mas o tempo de tela deve ser limitado, principalmente, no final do dia, para evitar problemas de sono devido à luz azul. Não há evidências de que os óculos com filtros azuis protejam os olhos, portanto, seu uso não é recomendado.

9. As fotos podem ajudar a diagnosticar problemas oculares das crianças e salvar sua visão. Alguns problemas visuais podem ser vistos através do reflexo do flash nos olhos das crianças. O reflexo normal é vermelho. Caso a criança apresente um reflexo branco, amarelo ou preto em um ou nos dois olhos, isto pode ser um sinal de alerta
para a presença de uma alteração ocular. Se você perceber um reflexo alterado, consulte um oftalmologista pediátrico com urgência.

10. O daltonismo é muito mais comum em meninos e os sintomas podem ser difíceis de detectar. Os pais podem notar um problema só quando a criança estiver aprendendo as cores. Um sintoma comum é a incapacidade de diferenciar tons de cores semelhantes. A dificuldade acontece mais com vermelho e verde, ou azul e amarelo.

Apoio de conteúdo (referência): Academia Americana de Oftalmologia (AAO).

Compartilhamento social

 
Categorias

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta