Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como é a consulta oftalmológica e o que eu preciso saber antes de ir ao oftalmologista?

Escrito por Júlia Rossetto
Índice

Como é o exame oftalmológico? O que o oftalmologista vai ver na consulta?

Um exame oftalmológico completo é simples e confortável. Porém, deve demorar cerca 45 a 60 minutos, já que é necessário dilatar a pupila e aguardar o tempo de efeito do colírio para realizar o exame.

O exame oftalmológico completo deve incluir:

1. A medida da acuidade visual
Esta é a parte de um exame oftalmológico com a qual as pessoas estão mais familiarizadas. Você vai ler letras ou símbolos, para determinar quão bem você vê para longe e para perto. Você cobre um olho, enquanto o outro está sendo testado. Este exame determinará se você tem visão boa ou não.

  • Curiosidade: Mas o que é 20/20? 20/20 é a nomenclatura que nós, oftalmologistas, usamos para dizer que a visão está normal para longe!

2. Medida do grau dos óculos para longe e para perto
Seu oftalmologista pedirá que você olhe para uma tela com letras, através de um dispositivo que têm lentes com graus diferentes. Você escolherá a lente com a qual você enxerga melhor. Isso ajudará a determinar a melhor prescrição de óculos ou lentes de contato para você.

3. Exame da motilidade ocular e das pupilas
Seu oftalmologista vai avaliar a movimentação e alinhamento dos seus olhos para ver se os músculos oculares estão funcionando corretamente. Ele também vai verificar como suas pupilas respondem à luz, direcionando um feixe de luz brilhante em seu olho. Alterações na movimentação dos olhos ou nas pupilas podem exigir exames adicionais.

4. Medida da pressão ocular
A medida da pressão ocular, chamado tonometria, mede a pressão dentro do olho (pressão intraocular ou PIO). A PIO elevada pode ser um sinal de glaucoma. Para este exame, será usado colírio anestésico para garantir seu conforto.

5. Exame da parte da frente do olho (Biomicroscopia anterior)
Seu oftalmologista usa um microscópio (lâmpada de fenda) para iluminar a parte da frente do olho. Isso inclui as pálpebras, córnea, íris e cristalino. Este teste verifica a presença de catarata, inflamação ocular ou quaisquer cicatrizes ou arranhões na córnea.

6. Exame da retina e nervo óptico
Seu oftalmologista colocará colírios no seu olho para dilatar sua pupila. Isso o permitirá examinar a parte interna do olho (retina e nervo óptico) em busca de sinais de alterações ou sinais sugestivos de doenças. Seus olhos podem ficar sensíveis à luz e embaçados para ler por algumas horas após a dilatação.

7. Outros testes possíveis durante um exame oftalmológico
Seu oftalmologista pode sugerir outros testes para examinar melhor seu olho. Isso pode incluir técnicas de imagem especializadas, como:

  • -Tomografia de coerência óptica (OCT)
  • Fotos do fundo do olho (retinografia)
  • Angiografia com fluoresceína (AF)
  • Topografia, que é uma varredura da superfície da sua córnea
  • Campo visual computadorizado

Esses testes ajudam seu oftalmologista a detectar problemas na superfície ou dentro do olho para diagnosticar doenças precocemente.

Dicas para você se preparar para consulta oftalmológica:

Se preparar para a consulta oftalmológica é a melhor maneira de garantir que seu exame seja feito com eficiência.

1. Anote suas queixas e seus sintomas
a. Registre sempre que tiver problemas de visão, como dores de cabeça, visão turva, sensibilidade à luz etc.
b. Informações importantes:

  • O tipo dos sintomas
  • Frequência dos sintomas
  • O início dos sintomas
  • Quais atividades aliviam ou pioram esses sintomas.

Quanto mais precisas e detalhadas forem as informações, melhor o seu oftalmologista poderá determinar quais exames realizar para identificar o problema.

 

2. Leve anotado os medicamentos que você usa
Os medicamentos podem ter efeitos colaterais que podem afetar sua visão. Faça uma lista de todos os medicamentos e suplementos que você está tomando, bem como sua dosagem, para levar à sua consulta.

3. Pergunte à sua família sobre seu histórico de saúde ocular
Muitas doenças oculares, incluindo glaucoma, catarata e degeneração macular, são hereditárias. Antes de sua consulta, pergunte a seus pais, irmãos e avós se eles têm ou tiveram alguma doença ocular no passado. Essas informações ajudarão seu oftalmologista a avaliar seu risco para essas doenças oculares e desenvolver um plano de tratamento adequado.

4. Traga seus óculos e lentes de contato atuais
Avaliar seus óculos atuais ajudará seu oftalmologista a avaliar como sua prescrição atual está funcionando e permitir que ele faça ajustes, se necessário. Então traga os óculos, receitas anteriores e a caixa das lentes de contato.

5. Antes da consulta, fique pelo menos 3 dias sem as lentes de contato gelatinosa ou 7 dias sem as lentes rígidas.
O uso das lentes pode interferir nas características da córnea, porção anterior do olho, e gerar imprecisões na avaliação do grau. Por isso, lembre-se sempre de ficar sem as lentes antes da consulta.

6. Traga óculos escuros
Para o exame oftalmológico completo, você vai precisar dilatar a pupila, o que pode te deixar com maior sensibilidade à luz.

7. Traga algo para se distrair durante a espera
Após a dilatação, você deverá aguardar cerca de meia hora antes de realizar o fundo de olho/mapeamento de retina. Por isso, é conveniente trazer algo para se distrair. Músicas, podcasts ou uma companhia são bem-vindos, já que a dilatação deixa a visão de perto embaçada e dificulta a leitura.

8. Venha acompanhado, se possível.
A dilatação torna a visão de perto embaçada, temporariamente, então pode ser difícil fazer certas tarefas e dirigir. Por isso, é sempre bom ir acompanhado.

Posso ir dirigindo para a consulta?

Não é recomendado dirigir após a consulta oftalmológica completa, pois a dilatação torna a visão embaçada para perto e aumenta a sensibilidade à luz.

Portanto, vá acompanhado ou usando outros meios de transporte.

Preciso tirar o dia de folga para consultar um oftalmologista?

Após a consulta oftalmológica completa, pode ser difícil de executar tarefas que exijam leitura ou visão de perto. Portanto, programe o horário da consulta para um horário conveniente para você.

O que é dilatação de pupila?

A dilatação das pupilas é o resultado do uso de colírios midriáticos e/ou cicloplégicos. Estes medicamentos relaxam o músculo que faz o foco do olho para permitir a realização de dois exames: o fundo de olho e a refração.

  • O exame de fundo de olho serve para avaliar várias estruturas da parte de dentro do olho, como a retina e o nervo óptico. Estas são as estruturas mais nobres do olho, responsáveis por levar a imagem vista pela pessoa até o cérebro. O exame de fundo de olho pode detectar alterações graves como o retinoblastoma e o descolamento de retina.
  • O exame da refração pode ser feito em qualquer idade e detecta o grau da pessoa. A dilatação é fundamental para a medida precisa do grau nas crianças e jovens.

Fonte: Academia Americana de Oftalmologia (AAO).

Compartilhamento social

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta