10 efeitos colaterais da cirurgia de catarata e como lidar com eles

Escrito por Victor Roisman

Traduzido de forma livre a partir de texto publicado no site da Academia Americana de Oftalmologia (AAO); Autora: Reena Mukamai, em 17 de maio de 2021;

Cirurgia de catarata é um procedimento que melhora a visão para uma vasta maioria das pessoas. Complicações graves são raras entre os 4 milhões de pacientes que são submetidos a este procedimento todo ano, somente nos Estados Unidos.

(Para saber mais sobre diabetes e cataratas acesse o link)

Embora o processo de recuperação seja distinto em cada indivíduo, há algumas questões que são comumente encontradas nos dias que se seguem após a cirurgia, à medida que a cicatrização acontece.

Aqui estão 10 problemas que você pode vivenciar após a cirurgia de catarata, porque elas ocorrem e o que fazer a respeito.

Visão Borrada/ Embaçada/ Turvação Visual após cirurgia de catarata

É muito comum ter a visão borrada ou pouco nítida nos dias ou até mesmo nas semanas que se seguem após a remoção da catarata. Na maior parte das vezes, isso é causado por um edema de córnea transitório que pode ocorrer após qualquer cirurgia oftalmológica.

(Para saber mais sobre outras cirurgias oftalmológicas acesse o link)

Pacientes com cataratas mais avançadas possuem maior probabilidade de apresentar edema e inflamação. Estes pacientes podem apresentar visão turva e terem a sensação de que estão em um ambiente “esfumaçado” no início.

1- Visão Turva
O que ajuda?

Os colírios antiinflamatórios prescritos pelo seu oftalmologista serão úteis, e devem ser administrados conforme orientação. O edema geralmente diminui com a consequente melhora da visão com o passar dos dias ou semanas. Pacientes que possuem doenças corneanas, como a Distrofia de Fuchs, podem levar até meses para a devida recuperação.

(Para saber mais sobre outras cirurgias oftalmológicas acesse o link)

Em nosso Blog, já abordamos sobre esta doença. Convido à leitura do texto sobre este assunto e também sobre o transplante de córnea.
Quando avisar seu médico?

Se não houver melhora evolutiva após a primeira semana, consulte seu oftalmologista. Outras possíveis causas de visão embaçada incluem ametropia residual (grau residual, sendo necessária correção por óculos), olho seco e opacidade de cápsula posterior.

2- Olho seco

Após a cirurgia de catarata, praticamente todos os pacientes apresentam algum grau de ressecamento ocular. Para realizar a incisão necessária à cirurgia de catarata, alguns poucos nervos são seccionados. Estes nervos fazem parte do sistema sensitivo que controla a produção de lágrimas. Geralmente, eles cicatrizam em cerca de três meses, mas até lá, seu olho pode ter sintomas decorrentes da falta de produção de lágrima adequada. Se você já apresentava sintomas de olho seco antes da cirurgia, a tendência é que o desconforto aumente neste período pós-operatório. Os sintomas mais comuns de olho seco são o desconforto, sensibilidade à luz (fotofobia) e/ou visão embaçada.

O que ajuda?

Se você apresentar sintomas moderados de olho seco, o uso generoso de lágrima artificial livre de preservantes vai ajudar. Certifique-se de ter esperado ao menos 5 minutos após a aplicação dos colírios prescritos para o pós-operatório de forma que o lubrificante não dilua e diminua o efeito do primeiro.

Quando avisar seu médico?

Se o colírio lubrificante não der conforto suficiente, entre em contato com o seu oftalmologista. Ele estará apto a propor alternativas para melhorar esta queixa durante este período.

(Para saber mais sobre quando ir ao oftalmologista acesse o link)

3- Desconforto/sensação de corpo estranho no olho

Muitos pacientes se queixam de sensação de corpo estranho ou que ele está “arranhando” após a cirurgia. Esta sensação é normal e está relacionada à pequena incisão feita para a cirurgia, e geralmente desaparece após cerca de sete dias de pós-operatório. Se você tem olho seco, esta sensação pode se prolongar, como dito anteriormente. Em alguns casos, é necessária sutura (ponto) para adequada cicatrização. Isso não deve ser motivo de frustração ou aborrecimento, e ocasionalmente esta sutura deverá ser removida após a cirurgia.

4- Opacidade de cápsula posterior

Às vezes, visão borrada pode ser causada por opacidade de cápsula posterior, uma condição relativamente comum que pode ocorrer semanas, meses ou mais frequentemente, anos após a cirurgia de catarata. Isso ocorre quando a cápsula, a estrutura que dá suporte e estabiliza a lente intraocular na posição adequada, se torna opaca ou enrugada causando embaçamento da visão. Opacidade de cápsula geralmente é resultado de crescimento celular ao longo do tempo, semelhante a uma cicatriz tecidual.

O que ajuda?

Esta condição pode ser tratada de forma rápida e segura com um procedimento chamado capsulotomia com Yag-laser. O seu cirurgião de catarata usará o laser para fazer uma abertura nesta cápsula opacificada, permitindo que a luz passe através dela, viabilizando uma visão clara. Este procedimento demora cerca de 5 minutos e não necessita de nenhuma incisão.

5- Clarões, halos e outras imagens indesejáveis

Muitos pacientes que se submeteram à cirurgia de catarata se queixam de “imagens visuais indesejadas”, denominadas disfotopsias. Clarões, halos ou listras luminosas são exemplos das chamadas disfotopsias positivas. Elas ocorrem mais frequentemente à noite ou na penumbra, e são mais comuns com as lentes intra-oculares multifocais. Este efeito pode ser mais notado entre as cirurgias do primeiro e segundo olho. Ametropia residual (grau residual) pode causar disfotopsia positiva também, sendo corrigida com a prescrição de óculos adequada. Em outros casos, opacidade de cápsula posterior pode ser a responsável pelos sintomas, e o tratamento com Yag-laser irá resolver a questão.

O que ajuda?

Caso a queixa persista apesar do manejo inicial, o seu oftalmologista pode recomendar colírios específicos que reduzirão essas imagens indesejáveis.

Outros pacientes relatam um arco de luz ou uma sombra em forma de meia lua no campo visual. Isso é chamado de disfotopsia negativa, e ocorre em aproximadamente 15% dos pacientes. A causa para esta queixa não está totalmente esclarecida. Na maioria dos pacientes, a disfotopsia tem resolução espontânea em poucos meses.

Quando avisar seu médico?

Se as suas queixas perdurarem após 3-4 meses, o seu oftalmologista deve propor opções de tratamento.

6 – Sensibilidade à luz

Após a remoção da catarata, é esperado um aumento da sensibilidade à luz devido ao ressecamento ocular. Porém, se o paciente “espreme” o olho ou os fecha quando há exposição à luz, isso pode ser sinal de uma inflamação específica no olho, a irite.

O que ajuda?

O uso do colírio de corticóide prescrito pelo seu oftalmologista pode ajudar. Às vezes, pode ser necessário o uso de óculos escuros por alguns meses até que a inflamação desapareça. A causa mais comum de irritação é o “rebote” que ocorre à medida que a dose dos colírios pós-operatórios é reduzida.

Quando avisar seu médico?

Olho seco e inflamação das pálpebras (blefarite) também podem ser causas de sensibilidade aumentada à claridade. Às vezes, há outras causas que devem ser investigadas. Intolerância extrema à luz pode inclusive ser sinal de infecção. Se você está sentindo isso, avise ao seu oftalmologista.

7- Náusea e desorientação

Náusea é um efeito colateral comum às medicações venosas administradas durante a sedação para a cirurgia. Não é incomum a queixa persistente destes sintomas por 1 ou 2 dias após a cirurgia.

O que ajuda?

Se hidratar com bastante líquido e se alimentar ao chegar em casa ajudam.

Quando avisar seu médico?

Pressão elevada no olho, ou hipertensão ocular, também pode causar ânsia de vômito. Substâncias usadas durante a cirurgia podem temporariamente causar aumento da pressão do olho. Portadores de glaucoma também. O seu oftalmologista deve checar a pressão ocular no dia seguinte da cirurgia e impor tratamento caso necessário.

8 – Manchas de sangue ou olho vermelho

Vermelhidão e manchas de sangue após a cirurgia são extremamente comuns. Geralmente são causadas por inflamação e/ou rompimento de pequenos vasos sanguíneos, sendo chamadas de hemorragias subconjuntivais. Isso pode causar alterações que assustam e chamam atenção, porém são geralmente inofensivas e com resolução espontânea. Ocorrem mais comumente nos pacientes que fizeram uso de laser de femtosegundo, cujo uso envolve o emprego de sucção durante a cirurgia.

Este sangramento demora em média duas a três semanas até a sua completa reabsorção.

Quando avisar seu médico?

Se a vermelhidão é acompanhada de dor, sensibilidade à luz e/ou piora da visão, consulte o seu oftalmologista imediatamente.

9 -Moscas volantes e flashes de luz

Você pode ver partículas que flutuam e pequenos pontos ou linhas no seu campo de visão após a remoção da catarata. Estas são as sombras de pequenas partículas contidas no vítreo, substância que preenche o seu olho. Elas não são graves e tendem a diminuir ou até desaparecer espontaneamente.

Quando avisar seu médico?

Caso as moscas volantes e flashes tenham início súbito e em grande quantidade ou haja uma sombra ou perda de campo visual como se fosse uma cortina fechando na lateral da sua visão, entre em contato com o seu oftalmologista imediatamente.

Estes podem ser sinais de descolamento de retina, uma complicação rara de cirurgia de catarata.

(Para saber mais sobre essa complicação acesse o link)

10- Ptose (pálpebra superior caída)

ptose é relativamente comum após a cirurgia de catarata. Ocorre mais frequentemente nos pacientes que tiveram edema de pálpebras no pós-operatório. Pode ser causado pelo blefarostato, aparelho utilizado pelo oftalmologista para manter as pálpebras abertas e consequentemente, o olho acessível durante a cirurgia. Pode também decorrer de inflamação ocular no pós-operatório. Em geral, há melhora espontânea da ptose após alguns meses de pós-operatório.

Acesse o link e confira mais detalhes sobre essa cirurgia