O estrabismo é o desalinhamento entre os olhos, popularmente conhecido como vesgo. Nesta condição, cada olho aponta para posições diferentes.
O desvio pode acontecer com o olho se aproximando do nariz (convergente), ou se afastando dele (divergente) ou ainda com o desvio do olho para cima (hipertropia) ou para baixo (hipotropia).
O que é o estrabismo convergente?
O estrabismo convergente ocorre quando um dos olhos se aproxima do nariz, enquanto o outro olha em frente. É também chamado de esotropia ou endotropia.
O que é o estrabismo divergente?
O estrabismo divergente ocorre quando um dos olhos se afasta do nariz, enquanto o outro olha em frente. É também chamado de exotropia.
Clique no link abaixo e saiba mais sobre esse tipo de estrabismo
https://clinicaroisman.com.br/2023/01/02/estrabismo-divergente/
Estrabismo: principais causas
São vários os fatores que podem causar desvio no olho no adulto.
- O desvio pode estar presente desde a infância e nunca ter sido tratado;
- O desvio pode ter sido imperceptível durante a infância e ficar aparente na idade adulta. Isso acontece quando a pessoa não consegue sustentar os olhos na mesma posição com a mesma eficiência de quando era jovem e o desvio passa a ficar evidente. Chamamos isso de desvio descompensado. Muitas vezes, existem sinais da existência do desvio desde a infância que nunca haviam sido notados pela pessoa, como manter a cabeça inclinada sobre um dos ombros.
- O desvio pode acontecer por fraqueza dos nervos que comandam o movimento ocular. Chamamos isto de paresia ou paralisia dos nervos cranianos.
Essa fraqueza pode ser congênita, ou seja, a pessoa nasce com ela, pode ser resultado de um trauma, como acidente de carro, de alterações nos vasos sanguíneos, como o aneurisma, de tumores na cabeça, ou idiopáticas (sem causa identificável).
- O desvio pode acontecer por causa de outras doenças que a pessoa possa apresentar, como problemas da tireóide, ou problemas neuromusculares (como Miastenia Gravis).
- Um olho que não enxerga bem, pode apresentar um desvio progressivo (estrabismo sensorial), mais comumente do tipo divergente.
Clique no link abaixo e saiba o que pode acontecer se não tratar o estrabismo
https://clinicaroisman.com.br/2021/08/16/o-que-pode-acontecer-se-o-estrabismo-nao-for-tratado/
Como é a visão de uma pessoa vesga? Quem tem estrabismo enxerga bem?
A visão de uma pessoa com estrabismo é variável, desde de pessoas que enxergam bem com os dois olhos separadamente, até aquelas que não enxergam com o olho que desvia. Nos desvios intermitentes, ou seja, que não aparecem o tempo todo, a pessoa pode até mesmo enxergar normal, com os dois olhos em conjunto.
Pessoas que passam a ter o estrabismo na idade adulta podem ter visão dupla, ou seja, ver os objetos duplicados.
Como é a vida de uma pessoa vesga? O que o estrabismo pode causar?
Pessoas com estrabismo muitas vezes enfrentam dificuldades sociais e inclusive dificuldades para obter vagas de emprego. Estas e outras situações, podem levar a pessoa a evitar se expor, tornar-se tímida e ter o hábito de não olhar as pessoas nos olhos.
Como saber se estou ficando vesgo?
O estrabismo pode ser percebido pela própria pessoa ao se olhar no espelho, quando um dos olhos estará na posição correta e o outro, numa posição diferente. Ou por pessoas próximas que reparam no desvio, principalmente quando ele aparece apenas em situações de cansaço ou após ingestão de álcool.
O exame oftalmológico completo detecta o estrabismo. A depender do resultado desta avaliação, podem ser necessários exames complementares, como ressonância magnética da cabeça, exames de sangue e avaliação neurológica.
Há cura para o estrabismo no adulto?
Sim, o estrabismo pode ser tratado em qualquer adulto. Entre seus tratamentos estão o uso de óculos com lentes especiais chamadas prismas, a aplicação de toxina botulínica (Botox®, Dysport®) no músculo ocular e a cirurgia dos músculos oculares (cirurgia de estrabismo).
Qual a melhor idade para tratar o estrabismo do adulto?
Não há uma idade melhor, o desvio ocular pode ser tratado em qualquer idade.
Saiba mais sobre o tratamento do estrabismo:
Qual benefício da cirurgia de estrabismo no adulto?
A cirurgia dos músculos oculares visa restabelecer a posição normal dos olhos e sua movimentação, quando possível.
Com isso, há o benefício da melhora da aparência. Os pacientes frequentemente se sentem melhor, mais confiantes e capazes de olhar os outros nos olhos após a correção do desvio.
Há também o benefício de eliminar a visão dupla, quando presente, e melhorar o uso dos olhos em conjunto, promovendo a percepção de profundidade (estereopsia) nos pacientes com boa visão nos dois olhos.
Clique no link abaixo e confira o que os pacientes que fizeram esta cirurgia estão falando
https://clinicaroisman.com.br/depoimentos/depoimento-sobre-quem-fez-cirurgia-de-estrabismo/
Quanto tempo demora a cirurgia de estrabismo?
O tempo da cirurgia depende do tipo e do tamanho do desvio ocular e geralmente varia de 1 a 3 horas de duração.
O paciente fica em jejum de comidas e bebidas antes da cirurgia e geralmente pode ir para casa após a cirurgia, sem necessidade de passar a noite no hospital.
Como é feita a cirurgia de estrabismo?
A cirurgia de estrabismo é feita alterando-se a posição dos músculos oculares ou alterando seu tamanho.
Para a cirurgia, o paciente fica deitado e é feita anestesia, que pode ser anestesia geral ou anestesia local com sedação. A cirurgia é feita na superfície do olho, os músculos podem ser enfraquecidos (recuo ou alongamento) ou fortalecidos (ressecção, transposição ou plicatura) e são dados pontos ao final da cirurgia. Estes pontos caem sozinhos e não precisam ser retirados no pós-operatório.
Como é o pós operatório da cirurgia de estrabismo?
Nos primeiros dias após a cirurgia, é comum sentir um desconforto leve nos olhos, como se tivesse areia nos olhos, ter lacrimejamento rosado e desconforto ao mover os olhos. Estes desconfortos, melhoram por volta do terceiro dia. Sentir dor não é frequente.
Os olhos ficam bem vermelhos e isso melhora progressivamente até cerca de 3 semanas após a cirurgia. Não se deve fazer atividade física intensa, tomar banho de mar ou piscina por 30 dias.
Não há restrições para leitura ou uso de eletrônicos após a cirurgia e as atividades de trabalho podem ser retomadas cerca de 7 a 10 dias após a cirurgia, na maioria dos casos.
O que é cirurgia ajustável de estrabismo?
A cirurgia do desvio ocular com sutura ajustável é uma técnica que permite a personalização da cirurgia. Nela, a cirurgia do músculo ocular é feita da maneira habitual, no entanto, o nó dado para prender o músculo, é ajustável.
Desta forma, ao final da anestesia (ou após a cirurgia, no consultório) o paciente é examinado para avaliar se a cirurgia foi suficiente para curar seu estrabismo ou se será necessário algum ajuste para que isso ocorra. O ajuste é feito sempre que necessário e finaliza-se a cirurgia.
O plano de saúde paga a cirurgia de estrabismo no adulto?
O convênio cobre também a sutura ajustável?
Sim, os códigos da cirurgia de estrabismo no adulto fazem parte do rol da ANS e são cobertos pelos convênios. Caso o plano negue a realização da sutura ajustável, é possível submeter uma justificativa para seu uso e solicitar sua liberação.
Nós não atendemos seu plano de saúde?
Venha para uma consulta e podemos checar as possibilidades de cobrança via reembolso, temos experiência com este procedimento, especialmente com convênios como Sulamérica, Bradesco e Omint.
Não deixe que o estrabismo prejudique sua autoconfiança ou sua saúde ocular. Essa condição tem cura e você merece enxergar o mundo como ele é. Agende uma consulta na Clínica Roisman.