O que é degeneração macular relacionada à idade – DMRI?
A degeneração da mácula relacionada à idade, ou DMRI, é uma doença degenerativa da mácula. Esta região é a parte central da retina, responsável pelo
A DMRI é uma doença do envelhecimento da retina e, por isso, ocorre em pacientes com mais de 60 anos. Por causa deste envelhecimento, a retina perde a capacidade de limpar o material resultante de suas atividades metabólicas.
O acúmulo desta “sujeira” na mácula leva ao aparecimento das drusas, que são os primeiros sinais da DMRI. A doença tem 2 apresentações que chamamos de seca ou úmida. É uma doença que ocorre obrigatoriamente nos dois olhos, porém eles podem ter fases e gravidade diferentes.
À esquerda uma retina normal e à direita observa-se a formação de drusas, que são estes focos amarelados na região da mácula.
Normalmente a DMRI ocorre em pessoas com mais de 60 anos, principalmente caucasianos (de pele branca). Outros fatores de risco importantes são história familiar, tabagismo e exposição ao sol.
Os sintomas são distorção e/ou perda de visão central.
Tenha um hábito de vida saudável, coma verduras verdes e peixes e principalmente evite fumar. A consulta de rotina com retinólogo também é importante para detectar alterações precocemente, principalmente quando há história familiar.
O mapeamento de retina (fundo de olho) é o principal exame para o diagnóstico e acompanhamento da doença. A tomografia da retina (OCT) também é fundamental no acompanhamento da DMRI, principalmente nos pacientes que estão em tratamento. Além disso, o médico retinólogo pode solicitar a angiografia retiniana com contraste venoso em alguns casos.
A forma seca da doença é a mais comum. Esta forma tem uma evolução mais insidiosa, mas pode causar atrofia da retina na região macular, provocando a perda visual irreversível. Não existe tratamento específico para a DMRI seca. Em alguns casos o médico prescreve um complexo vitamínico capaz de retardar o processo de deterioração da visão.
À esquerda uma retina normal e à direita observa-se DMRI na forma seca associado a atrofia (área mais clara) da parte central da mácula.
A forma úmida é caracterizada pelo aparecimento de um complexo de vasos abaixo da retina que podem sangrar e edemaciar (inchar) a retina na região macular, causando distorção e/ou perda da visão central de forma rápida. Este estágio deve ser tratado com injeção intraocular de uma medicação anti-angiogênica que combate o complexo vascular. As opções existentes atualmente são o AVASTIN, LUCENTIS e EYLIA. As injeções devem ser realizadas mensalmente até o controle do complexo vascular evitando a perda visual permanente.
Injeção intra-ocular
À direita uma retina normal e à esquerda observa-se o complexo vascular no centro da mácula associado a grande hemorragia adjacente.
A degeneração da mácula relacionada à idade, ou DMRI, é uma doença degenerativa da mácula. Esta região é a parte central da retina, responsável pelo
Efeitos colaterais visuais do uso de inibidores da fosfodiesterases tipo 5 usados para disfunção erétil como sildenafila são raros, entre 0,1 e 11% na literatura
A Finasterida, é um dos medicamentos mais conhecidos contra a calvície masculina. Ele é indicado principalmente quando a queda tem causas hormonais ou genéticas, auxiliando