Como preparar seu filho para uma consulta oftalmológica?
A consulta oftalmológica pode ser difícil para as crianças de certas idades, mas existem várias formas de tornar a experiência mais agradável. Saber o que
A visão é um dos sentidos mais usados pelo bebê no início da sua interação com os pais e com o mundo.
A visão tem início no final da gestação através da percepção da luz pelo feto dentro do útero. Ao nascimento, o bebê é capaz de ver objetos e rostos próximos aos seus olhos, a uma distância de aproximadamente 30 centímetros.
Ao final do primeiro mês o bebê é capaz de olhar diretamente para um objeto de interesse e seguí-lo com os olhos, mas sua visão é ainda embaçada e se desenvolverá de acordo com o amadurecimento neurológico e com as experiências visuais às quais for exposto.
Entre quatro e seis meses de vida a criança pode apresentar dificuldade na coordenação dos movimentos oculares, o que pode causar desalhimento dos olhos. Entretanto é possível que esta alteração melhor com o desenvolvimento visual.
O desenvolvimento visual prossegue até ao redor dos sete anos de idade. No entanto, seu período crítico se dá nos primeiros meses de vida e por isso há grande importância na detecção precoce de alterações nesta fase, a fim de garantir uma evolução visual plena.
O primeiro exame deve ser feito ainda na maternidade, pelos pediatras do berçário, conhecido como teste do olhinho. Exame muito útil e necessário, porém incapaz de detectar todas as alterações que um bebê pode apresentar.
O primeiro exame com oftalmologista deve ser feito durante o primeiro ano de vida para detectar problemas menos perceptíveis a não especialistas como miopia ou hipermetropia, por exemplo.
Quanto antes uma alteração visual for detectada, mais provável é a sua correção e a garantia de um desenvolvimento visual adequado.
A prematuridade está mais associada a problemas visuais, como alterações na retina e miopia. O acompanhamento oftalmológico nessa situação deverá ser mais frequente.
Como existe importante associação com doenças sistêmicas, é importante que o oftalmologista tenha um conhecimento profundo não só oftalmológico, mas também de doenças sistêmicas.
Oftalmopediatria é um ramo da Oftalmologia destinado a atenção global da saúde ocular da criança. Os olhos de uma criança são diferentes dos olhos de um adulto. Deste forma, as causas da cegueira infantil e as medidas para a sua prevenção devem ser diferenciadas e tratadas por profissionais treinados.
O desenvolvimento visual exige acompanhamento de um especialista para garantir que a criança tenha todo suporte necessário em tempo para garantir uma evolução adequada. O oftalmopediatra possui formação não só quanto às doenças da infância, mas também sobre a melhor forma de se interagir com as crianças, respeitando todas as fases do seu comportamento.
A consulta oftalmológica pode ser difícil para as crianças de certas idades, mas existem várias formas de tornar a experiência mais agradável. Saber o que
A necessidade do uso de óculos na infância é maior do que se pensa. Até 15% das crianças com menos de 12 anos de idade
A criança com estrabismo é também popularmente conhecida como vesga ou até “zarolha”. O estrabismo infantil é o desvio entre os dois olhos, ou seja,