É possível corrigir o estrabismo no adulto?
Muitas vezes, o terçol resolve sozinho ou com o tratamento. Porém, às vezes forma-se um cisto com esse material gorduroso, mesmo sem nenhuma reação inflamatória no local, chamamos isso de calázio.
O estrabismo é causado por uma disfunção dos músculos oculares que causam um desalinhamento e impedem que os olhos fiquem paralelos. A pessoa com estrabismo é popularmente conhecida como “vesga”.
O desvio pode acontecer com o olho se aproximando do nariz (convergente), ou se afastando dele (divergente) ou ainda com o desvio do olho para cima (hipertropia) ou para baixo (hipotropia).
São vários os fatores que podem causar desvio ocular. O desvio pode estar presente desde a infância e nunca ter sido tratado, ou pode ter sido imperceptível durante a infância e ficar aparente na idade adulta.
O estrabismo pode também acontecer por fraqueza dos nervos que comandam o movimento ocular. Essa fraqueza pode ser congênita, ou seja, a pessoa nasce com ela, pode ser resultado de um trauma, como acidente de carro, de alterações nos vasos sanguíneos, como o aneurisma, de tumores na cabeça, ou idiopáticas (sem causa identificável).
Outras causas incluem outras doenças que a pessoa possa apresentar, como problemas da tireoide, ou problemas neuromusculares (como Miastenia Gravis); ou a baixa visual pode levar a um desvio progressivo (estrabismo sensorial), mais comumente do tipo divergente.
Entre os tratamentos para o estrabismo estão o uso de óculos com lentes especiais chamadas prismas, o uso de tampão (oclusor), a aplicação de toxina botulínica (Botox®, Dysport®) no músculo ocular e a cirurgia dos músculos oculares (cirurgia de estrabismo).
Muitas vezes, o terçol resolve sozinho ou com o tratamento. Porém, às vezes forma-se um cisto com esse material gorduroso, mesmo sem nenhuma reação inflamatória no local, chamamos isso de calázio.
É importante falar que a cirurgia de estrabismo acontece nos músculos, que estão na superfície dos olhos e por isso não afeta a visão, nem
Estrabismo O estrabismo divergente, também chamado de exotropia, é um tipo de desalinhamento ocular, onde um olho se desvia para fora. Ou seja, um olho