
Catarata é quando o cristalino perde a sua transparência, ficando opaco.
Embaçamento visual e ofuscamento dos pontos luminosos, como faróis e lâmpadas, são sintomas da catarata.
Normalmente afeta idosos, é o que chamamos de catarata senil. Porém um bebê já pode nascer com catarata (catarata congênita) ou ocorrer após traumas ou inflamações oculares.
O diagnóstico é feito através da biomicroscopia anterior (fundo de olho). Quando indicamos a cirurgia, alguns outros exames pré-operatórios serão necessários.
A prevenção da catarata não é possível, mas o exame de rotina com o oftalmologista permite sua detecção precoce. Existem colírios que prometem regredir a catarata, não caia nessa mentira!
O tratamento é cirúrgico através de uma técnica que usa ultrassom para a fragmentação da catarata (facoemulsificação) e posterior implante da lente intraocular. Mais recentemente há a opção de realizar parte da cirurgia com um laser chamado de fentosegundo, porém na prática esta técnica não oferece grandes vantagens em relação a habitual com ultrassom.
Existem várias opções de lentes intra-oculares para implante após a remoção da catarata. Resumidamente, temos as monofocais, que tendem a diminuir o grau para longe após a cirurgia, a ponto de não ser necessário óculos para distancia. Estas porém necessitam de óculos para leitura. Existem também as multifocais e as pseudo-acomodativas, que facilitam a visão para perto sem o uso de óculos, e as tóricas, que corrigem altos astigmatismos. As lentes ainda têm diversos materiais diferentes e podem ser dobráveis ou não. Converse com seu médico para saber qual é a mais indicada para o seu caso.
Os dias longos e ensolarados do verão são um convite para os programas ao ar livre. Mas é importante tomar certos cuidados para manter seus
Produtos como maquiagem, sombra com glitter ou alongamento de cílios podem parecer inofensivos, mas se não forem usados corretamente, podem prejudicar seus olhos. Neste texto,