Telemedicina oftalmológica
Fazemos o atendimento de pacientes com estrabismo (desvio dos olhos, popularmente conhecidos como vesgos) e ptose palpebral.
Atendemos todas as idades.
Fazemos o atendimento de pacientes com estrabismo (desvio dos olhos, popularmente conhecidos como vesgos) e ptose palpebral.
Atendemos todas as idades.
A Dra. Júlia Rossetto, oftalmologista com especialização em oftalmologia pediátrica, estrabismo e plástica ocular pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Fazemos o atendimento de pacientes com estrabismo (desvio dos olhos, popularmente conhecidos como vesgos) e ptose palpebral.
Antes da consulta, separe qualquer exame ou relatório sobre seu problema ou sobre exame oftalmológico feito anteriormente.
Na consulta, o paciente sempre deve estar presente, mesmo se for uma criança.
Procure um ambiente bem iluminado (nunca com uma janela atrás de você e com a luz sempre iluminando seu rosto) e com boa conexão à internet. Além disso, faça a chamada com seu aparelho (celular ou computador) que tenha a melhor câmera.
Na consulta, será feita uma conversa com perguntas sobre o quadro em questão. Por exemplo, quando o estrabismo começou, quais tratamentos já foram feitos e quais são as suas queixas. Serão feitas perguntas sobre a saúde do paciente, histórico da gestação e parto, uso de medicações, alergias e sobre o histórico da família, principalmente sobre doenças oculares nos parentes.
Esteja preparado para responder estas perguntas.
Será feito um exame básico da visão de cada olho, da movimentação dos olhos e da pálpebra, além da avaliação do alinhamento/desvio dos olhos.
Depende.
Se sua busca for por uma segunda opinião, possivelmente, o atendimento poderá ser feito 100% online.
Já se sua consulta for em busca de uma cirurgia, o primeiro atendimento virtual será seguido da consulta presencial e da cirurgia.
Após ser feita a indicação da cirurgia, ela será pré-agendada (geralmente às terças-feiras).
O paciente virá para uma consulta presencial, geralmente feitas no dia anterior à cirurgia, para um exame oftalmológico completo. Confirmada a necessidade de cirurgia, ela é realizada no dia seguinte e o pós-operatório é feito no dia subsequente.
OBS: pacientes que não tenham feito exame de grau recente, principalmente crianças, podem necessitar de mais de uma consulta pré-operatória presencial para a prescrição de óculos.
O local da cirurgia depende de algumas características, como a idade do paciente e o tipo de anestesia que será usada. Os locais que costumamos operar são os centros cirúrgicos Pró-criança Jutta Batista, Centro Pediátrico da Lagoa, Barraday (Barra da Tijuca) e Pró-Oftalmo.
Para saber mais sobre a cirurgia, acesse o blog.
No dia seguinte a cirurgia, é feita uma consulta pós-operatória no consultório.
A visita de 7 a 10 dias após a cirurgia é feita por teleconsulta e uma nova consulta presencial é feita entre 30 e 60 dias de cirurgia.
Se você é de fora do Rio de Janeiro, de cidades como Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Búzios ou de qualquer outra região e se você teve indicação de cirurgia após a avaliação por teleconsulta, você pode se programar assim:
Chegar ao Rio na segunda-feira pela manhã para a consulta à tarde, fazer a cirurgia na terça-feira pela manhã e ir embora na quarta-feira, após consulta no final da tarde.