Pesquisar
Close this search box.

É possível corrigir o estrabismo no adulto?

Escrito por Júlia Rossetto
Índice

Você tem estrabismo há muito tempo, já passou pela fase difícil da escola, sofreu bullying, sendo chamado de vesgo e acha que não pode mais tratar seu desvio? Então, leia este post!

É muito comum pessoas que têm estrabismo sofrerem a vida inteira com preconceito e bullying. Isso faz com que elas fiquem retraídas, tímidas, evitem olhar as pessoas nos olhos e evitam encontros sociais.

E é por isso, que a mensagem de hoje é tão importante. Você pode sim, operar e corrigir seu estrabismo, em qualquer idade.

Quais são as opções de tratamento do estrabismo no adulto?

As opções incluem tratamentos clínicos, como o uso de óculos com lentes especiais chamadas prismas, estas lentes são indicadas para pessoas com desvios pequenos e com visão dupla.

Outra opção, é a aplicação de toxina botulínica no músculo ocular. Sim, a mesma medicação que se usa para suavizar as rugas. A medicação pode ser aplicada no consultório ou no centro cirúrgico, ela relaxa o músculo e corrige desvios em algumas situações específicas. As principais indicações da toxina botulínica no adulto, são o paciente com desvio súbito do olho em direção ao nariz e nos pacientes que ficaram com desvio pequeno após uma cirurgia de estrabismo.

E por fim, o tratamento mais usado é a cirurgia de estrabismo.

E quais são os benefícios de operar o estrabismo no adulto?

O benefício mais óbvio é a melhora da aparência. Após a cirurgia, os pacientes se sentem melhor, mais confiantes e capazes de olhar os outros nos olhos. Ou seja, a cirurgia melhora a auto-estima do paciente e suas relações sociais, inclusive melhora sua chance de conseguir um emprego.

Há também o benefício de eliminar a visão dupla, quando presente, e melhorar o uso dos olhos em conjunto. Na prática, a pessoa deixa de ver duplo e passa a ter visão de profundidade.

Uma outra grande vantagem é que podemos usar a sutura ajustável na cirurgia de estrabismo do adulto. Com esta técnica, é possível a personalização da cirurgia. Nela, a cirurgia do músculo ocular é feita da maneira habitual, mas o nó dado para prender o músculo, é ajustável.

Assim, depois da cirurgia, o paciente é examinado para avaliar se o procedimento foi suficiente para curar o estrabismo ou se será necessário algum ajuste para que isso ocorra. O ajuste é feito até corrigir o desvio e finaliza-se a cirurgia.

Quando dá pra ver o resultado da cirurgia?

No dia seguinte da cirurgia, já é possível ver a correção do desvio. Mas os músculos vão cicatrizar e assumir sua posição final até cerca de 2 meses após a cirurgia, quando então temos o resultado final.

O estrabismo pode voltar depois da cirurgia?

Na maioria dos casos não. No entanto, cerca de 15% dos pacientes podem precisar de mais de uma cirurgia. Isso pode acontecer pela natureza do desvio ocular ou pela resposta do músculo do paciente à cirurgia. E mesmo que o desvio volte com o passar do tempo, a cirurgia de estrabismo pode ser repetida até que os olhos estejam alinhados.

Para saber mais sobre como é feita a cirurgia e como se preparar para ela, veja o post sobre o assunto.

Compartilhamento social

Categorias

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta