Pesquisar
Close this search box.
Escrito por Júlia Rossetto
Tempo de Leitura: 5 minutos

Índice

É importante falar que a cirurgia de estrabismo acontece nos músculos, que estão na superfície dos olhos e por isso não afeta a visão, nem muda o grau dos óculos. A cirurgia é feita no centro cirúrgico e o paciente está anestesiado, então ele não sente dor. Nas crianças, é feita anestesia geral e nos adultos pode-se fazer a anestesia local com sedação.

Mas antes de falar sobre a cirurgia, queria falar o que é estrabismo e quais são seus tipos.

O estrabismo acontece quando os olhos estão desalinhados.

Ele pode acontecer com um dos olhos desviando para dentro, que chamamos de desvio convergente, para fora (desvio divergente), para cima (hipertropia) ou para baixo (hipotropia). Pode ainda acontecer de o desvio ser alternante, ou seja, ora o olho direito desvia, ora o esquerdo.

Mas como fazemos pra acessar os músculos na cirurgia de estrabismo?

Os músculos ficam embaixo da conjuntiva, uma membrana transparente que recobre a parte branca dos olhos. Então, para fazer a cirurgia, é necessário fazer uma abertura na conjuntiva.

Tem duas formas de se abrir a conjuntiva, uma delas, é chamada de incisão limbar. Nesta técnica, se faz 3 cortes na conjuntiva, sendo um deles próximo a parte colorida do olho e outros 2 perpendiculares a este.


A segunda técnica é chamada de incisão fórnice, conhecida também como cirurgia minimamente invasiva). Nesta técnica, há apenas um corte na conjuntiva, que é feito distante da parte colorida do olho.

Eu faço a cirurgia minimamente invasiva, pois fazer um corte distante da parte colorida gera menos dor e desconforto no pós-operatório, além de ser esteticamente melhor, porque os pontos ficam escondidos pelas pálpebras e os olhos ficam menos vermelhos depois da cirurgia.

No final da cirurgia, a abertura é fechada com pontos que caem sozinhos (absorvíveis). Ou seja, não é preciso tirar pontos depois da cirurgia.

Agora, depois que abrimos a conjuntiva, nós seguramos o músculo para fazer a correção do estrabismo. Como o estrabismo é uma relação entre a posição de um olho em relação ao outro, para corrigir o mesmo desvio, pode-se operar qualquer um dos olhos ou mesmo os dois olhos.

Vou explicar melhor!


Os olhos têm músculos na sua superfície. Quando os olhos se movem, os músculos dos dois olhos fazem movimentos simultâneos. Por exemplo, ao olhar para a direita, o músculo de fora do olho direito (reto lateral) e o de dentro do olho esquerdo (reto medial) se contraem.

Então, para definir qual músculo será operado, é necessário fazer uma avaliação detalhada no consultório.

Uma vez escolhidos os músculo a serem operados, podemos escolher duas intervenções principais: enfraquecer ou fortalecer o músculo.


No enfraquecimento, o músculo é colocado mais para trás da sua inserção habitual, o que diminui sua força; seria como afrouxar a rédea de um lado do cavalo.


No fortalecimento, o reforço do músculo pode ser realizado cortando a parte inicial do músculo e avançando o músculo remanescente ou dobrando o músculo sobre ele mesmo (plicatura). O músculo reforçado aumenta a sua força, seria como puxar a rédea do outro lado do cavalo.

Agora, para ilustrar como podemos abordar um mesmo desvio com diferentes cirurgias, pense num desvio convergente, no qual o olho esquerdo encontra-se para dentro, nós podemos:

  1. Fazer o enfraquecimento nos dois olhos, afrouxando os dois músculos internos;
  2. Fazer o fortalecimento de ambos os olhos, fortalecendo os músculos externos;
  3. Ou ainda fazer o enfraquecimento do músculo interno e o fortalecimento do externo de qualquer um dos olhos;

Enfraquecimento pode também ser feito aplicando toxina botulínica no músculo. Sim, a mesma medicação que suaviza as rugas.

 
Ah, e tem mais uma informação importante. Na cirurgia de estrabismo, podemos usar a sutura ajustável.

Mas o que seria sutura ajustável?

A sutura ajustável é uma técnica diferente que usamos para segurar o músculo que permite um ajuste após a cirurgia, com o paciente acordado. Neste ajuste, o paciente pode ver o resultado da cirurgia e nós podemos mudar a posição do olho até que ele fique perfeitamente alinhado. Esse ajuste é indicado, principalmente, para pacientes com desvios pequenos e que têm visão dupla.

Agora como você pode se planejar para a cirurgia de estrabismo?

Primeiro, você precisa da avaliação de um especialista em estrabismo, pois cada caso tem uma estratégia diferente. Depois, você vai precisar de uma avaliação pré-anestésica para saber se está tudo bem com a sua saúde e se pode fazer a anestesia com segurança.

No dia da cirurgia, é preciso fazer jejum de comida e líquidos, inclusive água, por 8 horas.

A cirurgia é feita no centro cirúrgico, com anestesia local com sedação ou anestesia geral, a depender do caso. Você terá alta pra ir pra casa no mesmo dia.

Outra dúvida comum é o que se sente após a cirurgia de estrabismo e quais os cuidados se deve ter?

Nos primeiros dias após a cirurgia, é comum sentir um desconforto leve nos olhos, ter lacrimejamento rosado e desconforto ao mover os olhos. Estes desconfortos, melhoram por volta do terceiro dia. Sentir dores fortes não é frequente.

Os olhos ficam bem vermelhos e isso melhora progressivamente até cerca de 3 semanas após a cirurgia. Não se deve fazer atividade física intensa, tomar banho de mar ou piscina por 30 dias.

Não há restrições para leitura ou uso de eletrônicos após a cirurgia e as atividades de trabalho podem ser retomadas cerca de 7 a 10 dias após a cirurgia, na maioria dos casos.

Então, se você ou seu filho têm estrabismo, procure a avaliação de um especialista em estrabismo para definirem a melhor cirurgia e o melhor momento para se operar.

Compartilhamento social

 
Categorias

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta