Pesquisar
Close this search box.
Escrito por Júlia Rossetto
Tempo de Leitura: 20 minutos

Índice

Como usar cosméticos com segurança ao redor dos olhos?

Produtos como maquiagem, sombra com glitter ou alongamento de cílios podem parecer inofensivos, mas se não forem usados corretamente, podem prejudicar seus olhos.

Neste texto, vamos dar dicas para o uso seguro de maquiagem e cosméticos ao redor dos olhos.

Dicas de segurança para maquiagem dos olhos

Siga estes passos básicos para proteger seus olhos enquanto estiver usando maquiagem. Se você ainda ficar com dúvidas sobre sua rotina de cosméticos ou se tiver uma condição ocular que possa exigir cuidados especiais, pergunte ao seu oftalmologista.

Evite maquiagem com glitter

Tenha cuidado com produtos que contenham metal, glitter, ou brilho em pó. Os flocos podem cair nos olhos e causar irritação, sensação de areia ou até mesmo arranhar a córnea. A maquiagem dos olhos com glitter é uma causa comum de infecção da córnea, especialmente para pessoas que usam lentes de contato

Ao usar a pintura no rosto, certifique-se de evitar a linha dos cílios.

Uso de cílios postiços com cuidado

O alongamento de cílios pode ser feito com segurança, se aplicado por um profissional. A maioria dos alongamentos são colocados usando pinças e uma cola semipermanente, especialmente formulada. No entanto, se não forem bem aplicados, os cílios podem irritar a pele ao redor dos olhos ou cair no olho e arranhar a córnea.

Para reduzir a probabilidade dessas possíveis complicações, use cílios postiços apenas para ocasiões especiais e certifique-se de que um profissional o aplique. Se você sentir algum desconforto, consulte um oftalmologista imediatamente.

Para evitar a infecção ocular:

  • Use apenas cosméticos indicados para uso ao redor dos olhos. Evite produtos que contenham produtos químicos não testados ou agressivos.
  • Renove sua maquiagem dos olhos a cada três meses. As bactérias causadoras de infecções crescem facilmente em maquiagem cremosa ou líquida para os olhos.
  • Antes de aplicar a maquiagem, lave suas mãos e certifique-se de que seu rosto e pálpebras estejam bem limpos.
  • Sempre aplique maquiagem fora da linha dos cílios, longe dos olhos, para evitar bloquear as glândulas sebáceas da pálpebra. Essas glândulas são importantes pois liberam óleo que protege a superfície do olho.
  • Nunca compartilhe maquiagem dos olhos, mesmo com a família ou amigos próximos.
  • Ao usar amostras de maquiagem em lojas, use apenas aplicadores descartáveis e limpos. A escolha mais segura, no entanto, é evitar usar amostras de maquiagem ao redor dos olhos.

Se, ainda assim, você desenvolver uma infecção ocular, ou ficar com os olhos vermelhos depois de usar maquiagem, jogue fora o produto usado e não use maquiagem nos olhos até que a infecção desapareça.

Para evitar reações alérgicas:

  • Use uma maquiagem nova de cada vez, especialmente se você costuma ter reações alérgicas facilmente. Não comece a usar outro produto novo até saber que não está tendo alergia ao primeiro.
  • Se você tiver uma reação alérgica à maquiagem: Descubra quais são os ingredientes para que você possa estar atento a eles em outros produtos.

Para evitar lesões nos olhos:

  • Nunca aplique maquiagem enquanto estiver em um veículo em movimento.
  • Se seus cílios estiverem grudados por rímel ou outro produto, não use nada pontiagudo para separar os cílios. Você pode facilmente arranhar o olho dessa maneira.
  • Se você fez uma cirurgia ocular recentemente, não use maquiagem ao redor do olho até que seu oftalmologista lhe diga que é seguro fazê-lo.

E quanto aos curvadores de cílios aquecidos?

Os curvadores de cílios aquecidos podem prometer um efeito extra duradouro, em comparação aos curvadores mecânicos. No entanto, muito calor ao redor dos olhos pode ser perigoso. Pode causar a queda dos cílios, danificar a pele ao redor dos olhos ou danificar o próprio olho. Se o curvador causar uma queimadura no centro da córnea, na linha de visão, pode causar uma cicatriz que causará perda permanente da visão.

E a latanoprosta para os cílios?

A latanoprosta é um medicamento que tem como um de seus efeitos, realçar os cílios. Ela é aplicada na linha dos cílios para promover o crescimento de fios mais longos e grossos. No entanto, existem efeitos colaterais da medicação e, por isso, ela deve ser usada apenas com recomendação médica. Estes efeitos colaterais incluem vermelhidão dos olhos e das pálpebras, irritação ocular, coceira nos olhos, escurecimento da pele ao redor dos olhos, e até escurecimento da cor dos olhos.

Como remover corretamente a maquiagem ao redor dos olhos?

Se a maquiagem dos olhos não for removida corretamente, ela pode causar irritação. Portanto, remova toda a maquiagem dos olhos à noite antes de dormir, especialmente o rímel. Seja delicado com os cílios e as áreas ao redor dos olhos, pois são estruturas importantes para manter os olhos limpos e protegidos.

A vaselina é um removedor de maquiagem muito eficaz. É lubrificante, calmante para a pele e ajuda a maquiagem a ser removida sem atrito desnecessário.

O xampu para bebês é um produto barato e recomendado por oftalmologistas para lavar as pálpebras e a área ao redor dos olhos. Esses sabonetes que não irritam os olhos, são frequentemente recomendados para pessoas propensas a terçol, calázio e blefarite.

Assista o nosso vídeo e saiba mais sobre essas infecções

Evite o uso de esfoliantes ao redor dos olhos. Produtos de limpeza com grânulos ou adições arenosas podem arranhar e irritar seus olhos.

Mas atenção, seja qual for o removedor de maquiagem que você usa, evite deixá-lo cair em seus olhos. Enxágue bem qualquer removedor de suas pálpebras e use um cotonete limpo na base dos cílios para remover os restos de maquiagem.

Fonte: Academia Americana de Oftalmologia (AAO)

Percebeu alguma alteração nos olhos? Entre em contato conosco e agende a sua consulta para um exame de vista completo. Nós estamos aqui para ajudá-lo a manter sua visão saudável e clara!

Compartilhamento social

 
Categorias

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta