Pesquisar
Close this search box.
Escrito por Luiz Roisman
Tempo de Leitura: 6 minutos

Índice

Pessoas com diabetes são duas vezes mais propensas a desenvolver catarata do que outros adultos

Pessoas com diabetes têm mais risco de ter catarata, e principalmente catarata precoce, antes dos 60 anos. Além do aparecimento em uma idade mais jovem, também pode progredir mais rápido. Níveis elevados de açúcar no sangue levam a um acúmulo de células e proteínas no cristalino, tornando-o opaco. O tratamento da catarata é cirúrgico, não existem colírios ou exercícios!

Atenção: Manter um controle rigoroso dos níveis de glicose no sangue pode ajudar a retardar o aparecimento da catarata.

Mulheres com diabetes que engravidam correm alto risco de retinopatia diabética e perda de visão

Mulheres diabéticas devem ter bastante cuidado se quiserem engravidar. A gravidez pode acelerar muito a progressão da retinopatia diabética em mulheres pelo efeito dos hormônios da gravidez e descontrole da glicose. É fundamental nestes casos fazer um exame oftalmológico no início da gravidez e periodicamente conforme recomendado pelo seu oftalmologista. Muitas vezes é necessário a avaliação trimestral de casos mais graves.

No entanto, as mulheres que desenvolvem diabetes durante a gravidez (chamada diabetes gestacional) geralmente não correm risco de desenvolver retinopatia durante a gravidez.

Diabetes pode causar paralisia do músculo ocular e visão dupla

O dano que a diabetes causa à circulação do corpo pode afetar o nervo dos músculos que movimentam os olhos de um lado para o outro, causando paralisia de um ou mais músculos. Quando isso acontece, os olhos ficam desviados e a pessoa vê duas imagens em vez de uma, causando visão dupla ou diplopia. A visão dupla, geralmente, dura de algumas semanas a meses.

Pessoas com diabetes podem ser mais propensas a contrair infecções oculares

Você provavelmente sabe que as pessoas com diabetes contraem infecções facilmente. De fato, quando a diabetes não é controlada adequadamente, ela pode afetar o sistema imunológico, diminuindo a capacidade de combater infecções. Isso pode predispor infecções oculares.

ATENÇÃO: Para prevenir infecções oculares, mantenha seus níveis de açúcar no sangue sob controle, lave as mãos com frequência e evite tocar nos olhos.

A visão embaçada da diabetes pode ser temporária ou muito mais séria

Se o açúcar no sangue não estiver sob controle, você pode ter visão embaçada que vai e vem. Esse embaçamento pode acontecer pela alteração do cristalino com a oscilação da glicose, podendo mudar inclusive o grau dos olhos. Nestes casos, a visão tende a melhorar com o controle do açúcar no sangue. Isso é tão verdade, que o ideal é não fazer o exame dos óculos em pacientes com glicemia de jejum ultrapassando 140 mg/dl nos dias anteriores ao exame ou com hemoglobina glicada acima de 7,5%.
ATENÇÃO: Estabilize o açúcar no sangue antes dos exames oftalmológicos, para obter a prescrição correta de óculos.

O dano a longo prazo da diabetes também pode afetar sua retina e os vasos sanguíneos na parte de trás do olho. É a chamada retinopatia diabética que pode causar perda permanente da visão. Estes casos são muito mais graves e podem precisar de tratamento com laser (fotocoagulação da retina), injeções intra-oculares (anti-angiogênicos e corticoide) e até cirurgia (vitrectomia). Faça todas as suas consultas com seu oftalmologista para detectar problemas precocemente e evitar as fases mais graves e avançadas da doença.

Apoio de conteúdo (referência): Academia Americana de Oftalmologia (AAO).

Compartilhamento social

 
Categorias

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta