Pesquisar
Close this search box.
Escrito por Luiz Roisman
Tempo de Leitura: 7 minutos

Tenho diabetes: como evitar problemas nos olhos?

Índice

Se você tem diabetes, corre maior risco de desenvolver certas doenças oculares, incluindo retinopatia diabética, glaucoma e catarata. Mas existem formas de prevenir ou controlar estas doenças, veja a seguir.

Hábitos para preservar a sua visão nos próximos anos:

1. Faça um exame oftalmológico completo com dilatação da pupila pelo menos uma vez por ano

Em seus estágios iniciais, a doença ocular diabética geralmente não apresenta sintomas. O exame oftalmológico completo, com medida da pressão ocular, avaliação da catarata e, principalmente, com o exame do fundo de olho com dilatação da pupila permite que o oftalmologista examine mais detalhadamente a retina e o nervo óptico, em busca de sinais de danos antes mesmo que você tenha qualquer sintoma. Exames regulares permitem que seu oftalmologista inicie o tratamento o mais rápido possível e previne a perda da visão no futuro. O ideal é que qualquer diabético seja avaliado ANUALMENTE. De acordo com a avaliação do especialista em retina, este intervalo pode ser encurtado em pacientes já com alteração ocular pela diabetes, ou inclusive alargada, caso o controle esteja adequado e o exame oftalmológico sem alterações.

2. Controle o açúcar no sangue (glicemia e hemoglobina glicada)

O nível de açúcar alto no sangue pode afetar muitas partes do olho. De forma aguda, uma grande oscilação da glicose pode afetar o cristalino (lente natural do olho), causando visão embaçada e variação do grau dos óculos. Neste tipo de alteração, a visão volta ao normal depois que o nível se estabiliza. Porém, o açúcar elevado de forma crônica no sangue também pode danificar os vasos sanguíneos em seus olhos, principalmente da retina, podendo levar à cegueira nos casos mais graves. Estima-se que com 20 anos de doença, mais da metade dos diabéticos já têm alguma alteração na retina. Este tempo pode ser bem menor para pacientes mau controlados e maior para pacientes bem controlados.

Assim, manter um bom controle do açúcar no sangue ajuda a prevenir esses problemas.

Também é muito importante levar o último exame de sangue ao médico oftalmologista. Um exame em especial merece atenção, a hemoglobina glicada, também chamada de HbA1C. Este exame mostra como está o controle da glicose nos últimos 3 meses e o ideal é que esteja abaixo de 7%. Acima deste valor aumentam os riscos de alterações oculares da diabetes.

3. Mantenha níveis saudáveis de pressão arterial e colesterol

A pressão alta e o colesterol alto, por si só, podem também causar doenças oculares e perda de visão. Quando associados à diabetes o risco não é apenas somado, mas multiplicado! Manter ambos sob controle não apenas preservará seus olhos, mas sua saúde em geral.

4. Pare de fumar

Se você fuma, seu risco de retinopatia diabética e outras doenças oculares relacionadas à diabetes é maior. Afinal de contas, o cigarro causa um grande dano aos vasos do corpo inteiro, principalmente os mais fininhos presentes na retina. Abandonar o tabaco ajudará a reduzir esse risco.

5. Faça atividade física

Fazer atividades físicar regularmente é bom para o controle da diabetes e da hipertensão arterial sendo, portanto, bom para sua saúde ocular.

Fonte: Academia Americana de Oftalmologia (AAO).

Compartilhamento social

 
Categorias

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta