Pesquisar
Close this search box.

Como reduzir o aspecto cansado das pálpebras e rejuvenescer o rosto: cirurgia plástica dos olhos

Escrito por Júlia Rossetto
Tempo de Leitura: 20 minutos

Índice

Reduzir as marcas de expressão na testa e ao redor dos olhos é um desejo de muitas pessoas, já que os sinais de envelhecimento e cansaço incomodam muita gente. As bolsas de gordura abaixo dos olhos, os chamados pés de galinhas e a flacidez são uma das principais reclamações.

Porém, obter uma pele mais jovem e sem esses incômodos é possível com a blefaroplastia. Neste texto vamos responder todas as questões sobre essa cirurgia, continue lendo para saber.

Como posso reduzir as marcas de expressão na testa e ao redor dos olhos (“pés de galinha”)?

A aplicação de toxina botulínica (Botox®, Dysport®, etc) relaxa a musculatura, alivia a expressão e evita a formação daquelas rugas que ficam marcadas mesmo sem nos expressarmos (rugas de estase).

Como é feita a aplicação da toxina botulínica?

A aplicação é feita em consultório, com o paciente sentado ou semi-deitado. Antes da aplicação, uma pomada anestésica é aplicada na pele para reduzir a sensibilidade e desconforto do paciente. A aplicação é feita após limpeza local com álcool, com uma seringa e agulhas finas, também para reduzir o desconforto. Os locais e quantidade de toxina são adequados a cada paciente.

A aplicação dói?

Há um certo desconforto sim, porém a aplicação é rápida e bem tolerada pela maioria dos pacientes.

Quais cuidados tenho que ter antes e após a aplicação?

Uma semana antes da aplicação, deve-se evitar o uso de medicações que possam alterar a coagulação e causar mais sangramento, como ácido acetilsalicílico (AAS), ginko byloba ou anti-inflamatórios.

O local da aplicação pode ficar roxo e com um pontinho de sangue. O paciente deve se manter em posição vertical por pelo menos 4 horas após a aplicação, não massagear a área da aplicação e evitar atividade física no mesmo dia.

Quanto tempo dura o relaxamento muscular pela toxina botulínica?

A duração do relaxamento varia em cada pessoa e geralmente dura de 4 a 6 meses.

O que é a dermatocalaze ou excesso de pele ao redor dos olhos?

A dermatocalaze é o excesso de pele e bolsas de gordura ao redor dos olhos. Ela causa um aspecto envelhecido e de cansaço mesmo quando a pessoa acabou de acordar de uma ótima noite de sono (Figura 1).

Paciente com excesso de pele nas pálpebras superiores e inferiores.

Como posso rejuvenescer meus olhos?

Para tratar o excesso de pele pode-se realizar a blefaroplastia. Esta cirurgia é indicada para pessoas que tenham excesso de pele, mas também para pessoas que possuem apenas bolsas de gordura na pálpebra inferior. Isto pode acontecer até mesmo em pessoas jovens.

O que é a Blefaroplastia?

A blefaroplastia é a cirurgia que remove o excesso de pele e bolsas ao redor dos olhos.

O que é a Blefaroplastia superior bilateral?

A Blefaroplastia superior bilateral consiste em retirar a pele e as bolsas de gordura que ficam acima dos dois olhos. Nesta cirurgia, um corte é feito na pele, um pouco acima dos cílios, o excesso de pele e bolsas é retirado e pontos são dados neste corte. Os pontos devem ser removidos por volta do sétimo dia após a cirurgia.

O que é a Blefaroplastia superior e inferior bilateral?

A Blefaroplastia superior e inferior bilateral é realizada nas pálpebras superiores e inferiores, ou seja, retira-se a pele e as bolsas de gordura que ficam acima e abaixo dos dois olhos. Nesta cirurgia um corte é feito na pele, um pouco acima dos cílios na pálpebra superior e abaixo dos cílios na pálpebra inferior, o excesso de pele e bolsas é retirado e pontos são dados nestes cortes. Os pontos devem ser removidos por volta do sétimo dia após a cirurgia.

O que é a Blefaroplastia inferior bilateral transconjuntival?

A blefaroplastia pode ainda ser realizada apenas para tirar bolsas de gordura na pálpebra inferior (blefaroplastia inferior bilateral), sem corte na pele. As bolsas são retiradas pela parte interna das pálpebras e não deixa cicatrizes aparentes.

O que é a cirurgia de ptose palpebral?

A ptose palpebral (Figura2) acontece quando a pálpebra superior desce e cobre a parte colorida dos olhos, ela pode ser leve até severa (quando fecha completamente o olho). A ptose pode acontecer em um ou ambos os olhos e, frequentemente, a cirurgia de correção da ptose é feita em ambos os olhos, já que a posição da pálpebra de um lado, afeta a posição da pálpebra do outro lado.

Paciente com excesso de pele nas pálpebras superiores e ptose palpebral (os cílios cobrem a parte de cima dos olhos)

Nesta cirurgia, um corte semelhante ao da blefaroplastia superior é feito na pele, um pouco acima dos cílios e pontos são dados neste corte. Os pontos devem ser removidos por volta do sétimo dia após a cirurgia.

A cirurgia de ptose pode ser feita simultaneamente à blefaroplastia quando se deseja, além de corrigir a posição da pálpebra, retirar também o excesso de pele.

Onde são feitas as cirurgias? Tem que dormir no hospital?

As cirurgias são feitas no centro cirúrgico, geralmente em day clinic, ou seja, o paciente vai para casa no mesmo dia.

O que se sente depois da cirurgia de blefaroplastia?

Após a cirurgia, é comum escorrer um pouco de sangue ou líquido rosado de alguns pontos da cicatriz, isso deve parar por volta do terceiro dia. É normal ficar com a pele roxa ao redor dos olhos e inchaço (Figura 3). O inchaço é pior por volta do segundo ou terceiro dia após a cirurgia e é comum o roxo descer em direção às maças do rosto.

É comum ter dificuldade de fechar os olhos nas primeiras semanas, mas isso se recupera com o tempo.

Quando se faz a blefaroplastia transconjuntival é comum ter um inchaço na parte branca do olho (quemose) que dá a sensação de corpo estranho dentro dos olhos.

Por volta de um mês de pós-operatório estes sinais desaparecerão e, com 3 meses de cirurgia, geralmente, a cicatriz fica mais imperceptível.

Fotografia do terceiro (superior), sétimo (central) e 30º (inferior) dias pós operatórios de blefaroplastia superior e inferior.

Que cuidados devem ser tomados após a blefaroplastia?

Após a blefaroplastia, deve-se fazer repouso de atividades físicas por 30 dias, realizar compressas frias com frequência para reduzir o inchaço, usar as medicações conforme a receita do médico e se proteger do sol, já que as cicatrizes ficam mais escuras se expostas ao sol.

Compartilhamento social

 
Categorias

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta