Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O que faz um especialista em córnea na sua rotina?

Escrito por Victor Roisman
Índice

Ser especialista em córnea significa ter conhecimentos que se estendem desde biologia celular e infectologia até a física óptica e biomecânica. Envolve dominar diversas técnicas cirúrgicas (leia o texto sobre transplante de córnea no nosso blog) bem como uma vasta gama de exames diagnósticos e métodos terapêuticos, como as lentes de contato, o excimer laser e o femtosecond laser.

A nossa prática diária consiste não só no diagnóstico apurado do distúrbio corneano, como em apontar o melhor caminho para que a qualidade de vida do paciente seja restabelecida. Hoje vamos listar alguns dos principais temas da prática diária do especialista, e dar uma breve introdução a respeito de cada um deles.

Ceratocone

Trata-se de um distúrbio que afeta a estrutura da córnea, levando ao seu afinamento e aumento de curvatura progressivo. Esta alteração surge em média no início da adolescência (podendo variar desde crianças até adultos) e pode progredir de forma rápida principalmente se o diagnóstico, orientação e tratamento não forem estabelecidos. Não existe receita e conduta únicas para o tratamento deste distúrbio, mas o foco deve estar em duas prioridades: interromper a progressão e estabelecer um método de correção para a dificuldade visual. Diante da grande gama de tratamentos possíveis, cirúrgicos ou não, é prudente da parte do especialista buscar a proposta terapêutica com menor risco e previsibilidade de bom resultado, tendo como norte a qualidade de vida do paciente.

Erosões recorrentes de córnea

Imagine ao acordar, logo na primeira abertura do olho, ser surpreendido com uma forte sensação de presença de corpo estranho, lacrimejamento e muita dificuldade de manter o olho aberto. Imagine agora se isso acontecer de forma recorrente. A causa provável para estes sintomas são as erosões recorrentes de córnea, cujodiagnóstico engloba diversas distrofias das camadas corneanas mais superficiais. A mais frequente delas é a Distrofia MapDotFingerprint ou Distrofia Microcística de Cogan.

Apesar da baixa gravidade e da resolução espontânea em poucos dias e até poucas horas, esta alteração tem grande impacto na qualidade de vida, diante do seu caráter súbito e frequente. Seu tratamento envolve desde melhorar a qualidade da lubrificação ocular, até a prevenção de trauma mecânico com lentes de contato terapêuticas e cirurgia nos casos que não respondem às estratégias anteriores.

Ceratites e úlcera de córnea

As ceratites e úlceras de córnea representam grandes e complexos capítulos da literatura médica oftalmológica. O traço comum entre elas é o comprometimento da integridade anatômica da córnea com inflamação, na presença ou não de infecção (seja bacteriana, fúngica, viral ou por protozoário).

O tratamento parte justamente da detecção do agente causador. Uma causa comum de ceratite e úlcera de córnea é ouso de lentes de contato, seja pelo manuseio incorreto, adaptação inadequada ou seu uso excessivo. Outra é a alergia ocular e o olho seco. Cada uma delas pode atingir faixas etárias muito variáveis, sendo comum a sua detecção desde em crianças até em idosos.

Ceratopatia bolhosa

Provavelmente todos que precisam de algum tipo de correção para ter visão perfeita já se pegou pensando como seria prático simplesmente não ser tão dependente dos óculos ou lente de contato. O LASER em medicina causou uma revolução nas últimas três décadas e, em oftalmologia, uma das maiores aplicações foi justamente na correção de grau através do remodelamento da córnea. Atualmente, há duas tecnologias de LASER bem distintas que são complementares neste campo: o LASER de Excímero (ou Excimer LASER) e o LASER de femtosegundo. O bom resultado e satisfação do paciente se sustentam em três pilares: avaliação cuidadosa da saúde ocular, certificação de que a cirurgia a ser realizada é segura para aquele caso e adequação da expectativa do paciente.

Este tema sem dúvida merece um capítulo à parte neste blog. Para você que nos acompanha, não se preocupe! No futuro voltaremos a este assunto!

Compartilhamento social

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta