Efeitos colaterais visuais do uso de inibidores da fosfodiesterases tipo 5 usados para disfunção erétil como sildenafila são raros, entre 0,1 e 11% na literatura médica.
Um artigo de revisão recente buscou entender melhor a relação desta medicação com alterações oculares. Apesar de na maioria das vezes aconteceram apenas distúrbio fugaz na visão de cores, complicações potencialmente graves como neurites e tromboses vasculares na retina foram descritas.
Estas medições atuam como vasodilatadores, diminuindo a pressão arterial consequentemente, levando a alteração de perfusão ocular em indivíduos mais suscetíveis. A coroide, tecido vascular esponjoso abaixo da retina, guarda semelhanças anatomo-morfologicas com o corpo cavernoso que participa da ereção peniana.
Desta forma, o uso desta medicação pode causar engorgitamento da coroide e levar a descolamento seroso macular. Desta forma, se você percebeu alteração visual com o uso desta classe de medicamento procure um retinólogo para uma avaliação mais detalhada!!!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato através de nossas redes sociais.