Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Transtorno de aprendizagem e Oftalmopediatria

Escrito por Júlia Rossetto
Índice

O que é um transtorno de aprendizagem?

O transtorno de aprendizagem é uma condição que afeta a forma como o cérebro processa a informação e dura a vida toda, ou seja, não tem cura, mas pode ser tratada. Essa problemas nas conexões cerebrais faz com que a pessoa tenha dificuldade de receber, compreender, memorizar e comunicar a informação dada a ela. Crianças com essas dificuldades não são preguiçosas, muito menos burras; elas geralmente são criativas e brilhantes em outras áreas.

As crianças com transtorno de aprendizagem devem passar por exame oftalmológico?

Sim, na suspeita de um transtorno de aprendizagem, as crianças devem ser avaliadas por oftalmologistas, assim como otorrinolaringologista e outros especialistas, numa abordagem multidisciplinar.

Isso porque as crianças com transtorno de aprendizagem podem apresentar paralelamente, alterações de visão, como estrabismo ou a necessidade de óculos. Corrigir essas alterações trata-se de passo inicial para então iniciar estimulação dessas crianças.

O que é a dislexia?

A Dislexia é o Transtorno de Aprendizagem mais comum e está relacionado à dificuldade na leitura. Pessoas com dislexia apresentam dificuldade em separar os sons das sílabas, em memorizar palavras e nomear objetos com rapidez. Isso leva a problemas na pronúncia e reconhecimentos das palavras e compromete a fluência na leitura.

Quais os fatores de risco para Dislexia?

Entre os fatores de risco para Dislexia estão: parentes próximos com histórico de Transtorno de Aprendizado, exposição a drogas e álcool durante a gestão, prematuridade, baixo peso ao nascer e problemas neurológicos.

Quais os sinais de Dislexia?

Nas crianças pré-escolares, os sinais incluem atraso no desenvolvimento, problemas na audição e/ou fala, dificuldade de aprendizado do nome de cores e formas, dificuldade de memorização, dificuldade de colorir e cortar e outros.

A Dislexia é um problema dos olhos ou da visão?

A dislexia não é uma alteração na visão. Problemas visuais não causam dislexia, nem são mais comuns em pessoas com  dislexia. Crianças com dislexia não enxergam de trás-pra-frente e não tem problema no rastreamento com os olhos. O fato de pular palavras ou linhas acontece pela dificuldade na decodificação das palavras, na compreensão delas, na atenção e memorização.

O que é a Síndrome de Irlen?

A existência desta síndrome é controversa e muitos acreditam que ela não exista por falta de embasamento científico para seu diagnóstico e tratamento. A síndrome de Irlen é, supostamente, um transtorno de processamento de informações visuais. Muitas das pessoas diagnosticadas com Síndrome de Irlen apresentam outras alterações já bem estabelecidas como distúrbios na visão binocular (entre eles, insuficiência de convergência, forias descompensadas, estrabismo) ou transtorno de aprendizagem, como a Dislexia.

Terapia Visual e óculos com filtros coloridos melhoram a visão de pessoas com Dislexia ou Síndrome de Irlen?

Como a Dislexia e a chamada Síndrome de Irlen não são problemas visuais, exercícios ortópticos, terapia visual ou lentes com filtros não aprimoram o aprendizado da leitura nessas ou em quaisquer outros Transtornos de Aprendizado. Seu uso, por outro lado, pode levar à falsa sensação de tratamento, ao gasto financeiro excessivo e pode protelar a adoção de tratamentos baseados em evidências.

A principal via visual responsável pela leitura é insensível a cores e ao espectro luminoso, portanto, dificultaria a leitura e não o inverso.

Compartilhamento social

Quer agendar uma consulta?

Fale agora mesmo conosco

Encaminhar mensagem
1
Agende sua consulta!
Olá, gostaria de agendar a minha consulta